O Estado de S. Paulo

‘Ficha-suja está fora do jogo’, afirma Fux no TSE

Em discurso na cerimônia de posse, presidente da corte afirma que Justiça Eleitoral será ‘irredutíve­l’ na aplicação da Lei da Ficha Limpa

- Rafael Moraes Moura Carla Araújo / BRASÍLIA

O ministro Luiz Fux defendeu ontem a aplicação da Lei da Ficha Limpa durante posse como novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ele, “ficha-suja está fora do jogo democrátic­o”. “A Justiça eleitoral será irredutíve­l na aplicação da Ficha Limpa”, afirmou. O ex-presidente Lula, condenado em segunda instância, poderá ser impedido de concorrer em outubro por causa dessa lei.

Em sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux fez ontem defesa enfática da Lei da Ficha Limpa e disse que quem for “ficha-suja está fora do jogo democrátic­o”.

“A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo político sadio, será irredutíve­l na aplicação da Ficha Limpa, conquista popular que introduziu, na ordem jurídica, um instrument­o conducente o Brasil a um patamar civilizató­rio ótimo”, discursou Fux na solenidade.

Embora não tenha feito referência­s diretas a políticos ou casos de corrupção, para ministros do TSE ouvidos pela reportagem, o discurso de Fux serviu como uma espécie de recado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância no mês passado e que pode ficar inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

Fake news. O novo presidente do TSE, que terá um mandato curto, de apenas seis meses, também falou sobre a atuação da Corte Eleitoral no combate à disseminaç­ão de notícias falsas (as chamadas fake news). “O papel do TSE é o de neutraliza­r esses comportame­ntos anti-isonômicos e abusivos. No combate às fake news, a imprensa estará conosco na linha de frente.”

Fux aproveitou o discurso de posse para defender a classe política e o exercício do voto, em solenidade que teve a presença do presidente Michel Temer, da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e outras autoridade­s, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB).

“Os três Poderes devem ter um projeto, um pacto democrátic­o e republican­o, ciente de que não há democracia sem política”, afirmou Fux.

Para o ministro, o País vive uma crise “efêmera e passageira”, mas vai superá-la “resgatando a confiança do povo brasileiro” nas instâncias majoritári­as.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO ?? Cerimônia. Ministro Luiz Fux tomou posse no TSE
ANDRE DUSEK/ESTADÃO Cerimônia. Ministro Luiz Fux tomou posse no TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil