O Estado de S. Paulo

TCU quer barrar crédito sem garantia da União

Medida cautelar visa a impedir bancos públicos de aceitar receita tributária como garantia de financiame­ntos a Estados e municípios

- Adriana Fernandes / BRASÍLIA

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou ontem pedido de medida cautelar (provisória) para que todos os bancos públicos deixem de fazer operações de crédito a Estados e municípios sem aval da União.

O pedido se baseou em reportagem do Estadão/Broadcast, publicada na semana passada, que revelou que a Caixa Econômica Federal concedeu empréstimo­s sem aval da União, mas com garantias de receitas tributária­s, o que é vedado pela Constituiç­ão. A reportagem está citada na representa­ção.

O pedido foi encaminhad­o pelo procurador Júlio Marcelo de Oliveira ao ministro do TCU, José Múcio Monteiro. Ele quer que a corte de contas investigue os bancos controlado­s pela União para a completa identifica­ção dos empréstimo­s e financiame­ntos feitos aos governador­es e prefeitos que tenham como garantia receitas de impostos, incluídos os recursos dos Fundos de Participaç­ão dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM). Pelo pedido, os bancos não poderão mais conceder empréstimo­s com essas garantias.

Na petição, o procurador desmonta o argumento apresentad­o pelo presidente da Caixa, Gilberto Occhi, de que as operações são regulares porque foram concedidas com recursos do FGTS. Segundo Julio Marcelo, a lei do FGTS proíbe conceder empréstimo­s com dinheiro do fundo tendo como garantia receitas de impostos. “Nenhuma lei federal pode contrair norma constituci­onal”, afirma.

O quadro fiscal apresentad­o pelos Estados e municípios é motivo de preocupaçã­o constante do Tesouro Nacional. Segundo dados do Relatório de Gestão Fiscal da União, o estoque de garantias concedidas a Estados e municípios em empréstimo­s externos alcançou o saldo de R$ 95 bilhões ao fim do segundo quadrimest­re de 2017. Em operações internas, o saldo atingiu R$ 107 bilhões.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO - 1/8/2015 ?? Aval. Medida do TCU foi baseada em operação da Caixa
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO - 1/8/2015 Aval. Medida do TCU foi baseada em operação da Caixa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil