O Estado de S. Paulo

Ruído metálico em frenagens

-

Em frenagens, meu Cobalt passou a emitir um forte ruído metálico. Na revisão, notaram que as pastilhas estavam mal fixadas no conjunto de cavalete e pinças e tinham folga. Calçaram as peças com um adesivo, o que achei estranho. O tempo passou e o barulho voltou. Retornei à autorizada a oito meses do fim da garantia. Disseram que o adesivo não havia suportado o calor e que a origem do ruído era um defeito nos próprios conjuntos de freio. Mas não autorizara­m a troca das peças em garantia. Como o orçamento apresentad­o era exorbitant­e, levei o carro a uma oficina independen­te, que trocou as pastilhas, sem resolver o problema. Pedi uma solução à Chevrolet e recebi nova negativa, sob a alegação de que eu havia reparado o carro fora da rede autorizada e com peças não genuínas.

Luis Carlos da Silva,

CRUZEIRO (SP)

Chevrolet responde: a Central de Relacionam­ento Chevrolet e a concession­ária transmitir­am os esclarecim­entos cabíveis ao cliente.

O leitor diz que a GM sugeriu que ele pagasse para trocar as pastilhas por outras originais, sem, contudo, garantir que isso resolveria o problema, e sem a promessa de reembolso da despesa caso essa medida fosse ineficaz. Ele não reparou o veículo.

Advogado: a montadora só poderia ter negado a troca do conjunto de freios sem ônus se tivesse provado que ocorreu mau uso ou desgaste natural, até porque o leitor começou a reclamar sobre o ruído durante o período de garantia contratual do veículo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil