O Estado de S. Paulo

Cidade de Deus ocupada

Crime ocorreu no mesmo dia em que forças de segurança ocuparam a Cidade de Deus

- Roberta Jansen Fábio Grellet / RIO

Um dia após a morte de uma criança e de um adolescent­e, força-tarefa com 3 mil homens ocupou a Cidade de Deus, no Rio. À noite, menino de 4 anos foi baleado em São Gonçalo. Ele foi internado em estado grave.

Um dia após um adolescent­e e uma criança morrerem baleados no Rio, um menino de 4 anos foi ferido com um tiro nas costas em São Gonçalo, na região metropolit­ana Mais cedo, a Cidade de Deus foi ocupada por forças de segurança.

João Pedro Soares da Costa, de 4 anos, mora na Favela da Linha, no bairro Rio do Ouro, e seguia para a igreja acompanhad­o pelo pai. Os dois caminhavam quando o garoto foi atingido nas costas por uma bala. Levado para o hospital, ele foi internado em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico.

Não havia confronto entre policiais e criminosos nas imediações. Segundo a polícia, um automóvel teria entrado na favela com vidros fechados e faróis apagados. Traficante­s que controlam o acesso à comunidade atiraram. Um dos disparos teria atingido João Pedro. Os atiradores não foram localizado­s.

Na noite do sábado, uma bala perdida matou Elias da Silva Barboza, de 85 anos, na mesma comunidade. Ele caminhava pela rua quando policiais militares suspeitara­m dos ocupantes de um caminhão carregado com colchões que entrava na Favela da Linha. A carga havia mesmo sido roubada, e os criminosos reagiram. Na troca de tiros, o idoso foi atingido.

Fuzilada durante uma tentativa de roubo anteontem, Emilly Sofia Marriel, de 3 anos, foi enterrada na zona oeste carioca ontem. Emocionado­s, cerca de 60 parentes e amigos usavam uma camiseta onde se lia: “Hoje morre um sonho. Que descanse em paz”. Jessica, tia da menina executada no carro dos pais, lamentou. “Meu filho hoje perguntou por ela. Como explico isso a uma criança de 5 anos?” Uma faixa da ONG Rio de Paz, pedindo desculpas às vítimas,

foi estendida ontem no Cristo Redentor.

Já o outro caso foi de um adolescent­e, de 13 anos, alvejado durante operação policial no Complexo

da Maré.

Ocupação. Também ontem, a Cidade de Deus foi ocupada por 3 mil homens das Polícias Civil e Militar, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional. A iniciativa resultou em 38 pessoas detidas e paralisou aulas em 48 escolas, no terceiro dia do ano letivo.

A ação integrada se estendeu por outras comunidade­s da região metropolit­ana e locais considerad­os estratégic­os, como a BR-101 e o Arco Metropolit­ano. Operações da polícia foram feitas em comunidade­s da Covanca, em Jacarepagu­á; do Morro do Barão, na Praça Seca; e da Rocinha, em São Conrado. O objetivo era prender dez chefes do tráfico nessas comunidade­s. Nenhum foi detido.

 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO/RIO DE PAZ ?? Protesto. ONG estendeu faixa em cartão-postal carioca para lembrar vítimas; Emilly, de 3 anos, foi enterrada sob comoção
DIVULGAÇÃO/RIO DE PAZ Protesto. ONG estendeu faixa em cartão-postal carioca para lembrar vítimas; Emilly, de 3 anos, foi enterrada sob comoção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil