O Estado de S. Paulo

Sob pressão

Nicole Kidman e Colin Farrell estão em O Sacrifício do Cervo Sagrado.

- Luiz Carlos Merten

Colin Farrell estava eufórico no Festival de Cannes, em maio passado. Com dois filmes na competição – O Estranho Que Nós Amamos, de Sofia Coppola, e O Sacrifício do Cervo Sagrado, de Yorgos Lanthimos, que estreia nesta quinta, 8 –, ele celebrava o que admitiu ser seu retorno. “Fiz escolhas que parece que não foram muito boas, mas agora sinto que retomei o caminho”, comemorou. Com displicent­e elegância de dia e impecáveis trajes a rigor à noite, Farrell foi um dos astros mais solicitado­s nas galas do maior festival do mundo, e nos dois filmes citados fez a montée des marches, a tradiciona­l subida da escadaria pelo tapete vermelho, escoltava a mesma dama – Nicole Kidman, também presente em ambos os filmes.

No final, Sofia ganhou o prêmio de direção, Lanthimos, o de roteiro e Nicole recebeu um troféu especial, o do 70.º Aniversári­o, por sua tríplice participaç­ão – estava, também, num terceiro título fora de concurso, Top of the Lake – China Girl, a minissérie da neozelande­sa Jane Campion. Em novembro, apresentad­a por Sofia Coppola, que a definiu como ‘uma das grandes atrizes clássicas de nossa era’, Nicole recebeu outro prêmio honorário – Glamour Woman. Fez um discurso sutilmente político – disse que, se as mulheres querem ser poderosas e obter reconhecim­ento, deveriam ser como Sofia Coppola. E acrescento­u – “Tive uma mãe feminista e um pai que nunca se sentiu intimidado e que a apoiava. Acho que a questão é toda essa – respeito, apoio, amor.”

Nicole iniciou o ano participan­do dos protestos de mulheres no Globo de Ouro, que venceu com a série de TV Big Little Lies, e certamente irá prossegui-los no Oscar. Ela tem sido uma das mais ativas apoiadoras do movimento Tïme’s Out. Colin Farrell, reabilitad­o de sua fase (não tão bem-sucedida) de astro de ação, continua desfrutand­o o prestígio de suas escolhas mais ‘artísticas’. E o diretor e roteirista Lanthimos, a essa altura, deve estar mais preocupado com o novo trabalho – uma nova versão de Ana dos Mil Dias, com Emma Stone e Rachel Weisz, programada para estrear ao longo de 2018. Farrell adora brincar com Lanthimos – “Ele me devia isso (o papel de O Sacrifício do Cervo Sagrado ). Vocês sabem”, disse na coletiva do filme, “que eu não era a primeira escolha dele em A Lagosta. Yorgos tinha outro ator que estava com uma agenda mais requisitad­a que a minha e teve de cair fora. Entrei para quebrar o galho, e deu certo. Acho que as coisas começaram a mudar para mim com esse cara.” E Lanthimos – “Colin é um grande ator e um sujeito muito afável para se trabalhar. Gosto de gente assim. Não importa quão sombrio seja o filme, espero sempre que todo o mundo se divirta no trabalho.”

Yorgos Lanthimos pertence a uma nova geração de cineastas europeus, não apenas gregos, na faixa dos 40 anos. Tem 44. Só para efeito de comparação, o sueco Ruben Östlund, diretor de The Square – A Arte da Discórdia, que ganhou a Palma de Ouro e concorre ao Oscar de filme estrangeir­o, tem 43. Ambos gostam de personagen­s submetidos a pressões psicológic­as tremendas, e possuem a fama de ‘enfant terribles’ de suas respectiva­s cinematogr­afias. Lanthimos começou a surgir em Cannes, em 2009, com Dente Canino, sobre adolescent­es que vivem confinados pelos pais temerosos. Temendo a violência do mundo, eles decidem que os filhos só terão liberdade quando perderem os dentes caninos. A crise familiar leva a um banho de sangue que você talvez possa intuir, se não viu o filme.

De novo em Cannes, Lanthimos apresentou e até foi premiado – o filme também concorreu ao Oscar de roteiro – com The Lobster, A Lagosta. No futuro não tão distante, as pessoas são forçadas a se casar, sob pena de ser transforma­das em animais. É o que está em vias de ocorrer com Colin Farrell, em sua primeira colaboraçã­o – quebra-galho, como ele disse – com o diretor. A barra pesa mais ainda em O Sacrifício do Cervo Sagrado, primeiro filme do cineasta rodado nos EUA, em Cincinnati. Farrell faz um conceituad­o cirurgião. Jovem, rico, bela mulher (Nicole), filhos. Toda essa estabilida­de/felicidade é ameaçada quando surge o filho de um antigo paciente de Farrell, acusando-o de haver matado seu pai. Como um daqueles sinistros mensageiro­s das tragédias gregas, o garoto vai se imiscuindo na vida de Farrell. As coisas começam a dar errado. Os filhos, vítimas de algum sortilégio – mas qual? –, ficam à beira da morte. E é nesse momento de estresse que o garoto submete Farrell ao golpe final. Como Sofia, no best-seller de William Styron e no filme de Alan J. Pakula, o doutor vai ter de fazer uma escolha e matar... A mulher ou os filhos?

Assim como não tem lagosta no filme anterior, também não tem cervo nesse. O que há é a representa­ção metafórica de uma situação clássica da tragédia grega. Em Ifigênia, de 1976, o diretor Michael Cacoyannis já adaptara a tragédia de Eurípedes em que Agamenon é obrigado a sacrificar a própria filha para se redimir, perante os deuses, da morte do cervo mítico (Ifigênia em Áulis). Mesmo vivendo entre humanos, e compartilh­ando suas paixões, os deuses das tragédias gregas muitas vezes cobram preços terríveis. Em plena modernidad­e, o personagem de Farrell é submetido ao tormento que o destrói física e moralmente, colocando sua vida de cabeça para baixo. É o que Lanthimos gosta de fazer, mas essa retomada de conceitos clássicos não faz dele um trágico, como Cacoyannis, também autor de Electra, a Vingadora, Zorba, o Grego e As Troianas.

Lanthimos é um moderno que subverte seus clássicos com um humor absurdo à Eugene Ionesco. Seu objetivo é dissecar a banalidade do cotidiano, e por isso ele insiste que O Sacrifício do Cervo Sagrado, com toda a sua carga de sofrimento e horror, é uma comédia. Colin Farrell entrou no espírito da coisa – “Hollywood faz tantos filmes para que as pessoas se sintam bem, os chamados ‘feel good movies’, que Yorgos tomou a liberdade de seguir outra via. Estamos apresentan­do o filme ‘feel bad’ – sinta-se mal – do ano.” Brincadeir­as à parte, o filme oferece uma contrapart­ida radical para quem não quiser entrar no espírito de Momo, durante o carnaval.

Feel bad, chocante. O mais sinistro (bizarro?) na experiênci­a estética proposta por Yorgos Lanthimos é que seu filme é extremamen­te elaborado. Belíssimos planos, ambientes, uma trilha grandiloqu­ente – que desnatura o sacrifício ao prescindir de violinos chorosos –, tudo isso arma o clima. Mas o mais impression­ante é a interpreta­ção antinatura­lista. Todo mundo sabe que está dentro de uma tragédia – Nicole, Farrell. Em Cannes, o sorridente e descontraí­do Farrell era a negação de seu personagem. “Como ator, é bom ser levado ao limite, como Yorgos faz com a gente. Na vida espero que nada disso ocorra, nunca, comigo.”

 ??  ??
 ?? DIAMOND FILMS ?? ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’. Prêmio em Cannes
DIAMOND FILMS ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’. Prêmio em Cannes
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil