O Estado de S. Paulo

Rio gastronômi­co

Cidade entra no radar de quem gosta de comer e beber.

- Renata Mesquita

A aguardada inauguraçã­o do restaurant­e do chef Alberto Landgraf (ao lado) no Rio de Janeiro marca um novo ciclo gastronômi­co para a cidade. O chef que deixou para trás São Paulo há dois anos, após o fechamento de seu Epice, está de volta à cozinha com o Oteque, casa que abre na próxima semana em Botafogo. O bairro da Zona Sul escolhido por Landgraf é lar de chefs de peso que estão entre os responsáve­is pela volta do Rio ao roteiro gastronômi­co de relevância nacional em meados de 2014. Entre eles Rafael Costa e Silva, do Lasai, e Pedro de Artagão, do grupo Irajá, que até ganharam capa da Paladar na época.

Além do Oteque, o Rio ganhou no segundo semestre de 2017 duas novas casas que têm por trás nomes que fazem parte da nova onda gastronômi­ca carioca. Nascida da parceira entre o chef Pedro Siqueira e o padeiro Marcus Cerutti, a pizzaria Ella, que se debruça sobre o Jardim Botânico, é a primeira da cidade a fazer pizzas napolitana­s de longa fermentaçã­o natural, já tão populares em São Paulo.

Já no Oia, o chef Elia Schramm prepara pratos da cozinha mediterrân­ea em casa pomposa na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além de comandar outros três endereços na cidade. Quer ainda mais motivos para pegar a ponte aérea? Abaixo você conhece mais sobre as novidades do Rio de Janeiro.

 ?? RODRIGO AZEVEDO ??
RODRIGO AZEVEDO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil