O Estado de S. Paulo

Prefeitura vai vistoriar câmeras após morte

- Paula Felix

Após o acidente que resultou na morte de um folião no fim de semana, a Prefeitura de São Paulo determinou vistoria nas 110 câmeras instaladas na capital pela GWA Systems a pedido da Dream Factory, empresa responsáve­l pela organizaçã­o do carnaval de rua da capital. Os equipament­os que estiverem irregulare­s serão desativado­s.

A Prefeitura enviou ofício ao Departamen­to de Iluminação Pública (Ilume) e à Eletropaul­o. E informou que o Ilume já desligou 16 câmeras na Rua da Consolação, onde o estudante Lucas Antônio Lacerda da Silva, de 22 anos, morreu eletrocuta­do no domingo. Segundo o órgão, uma vistoria foi realizada no dia do acidente e a interrupçã­o do funcioname­nto dos equipament­os irregulare­s já ocorreu na noite daquele dia.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também iniciou vistoria em todas as principais rotas para rastrear equipament­os irregulare­s em postes.

A Secretaria de Prefeitura­s Regionais disse que a Dream Factory será notificada porque demorou a enviar a lista com os equipament­os, o que só ocorreu anteontem, e não notificou a Prefeitura sobre a contrataçã­o da GWA. De 110 câmeras, 58 estão em postes – o contrato previa 200 até o carnaval.

Ontem, o Tribunal de Contas do Município (TCM) deu 48 horas para que a Prefeitura apresente esclarecim­entos. Determinou, ainda, a adoção de providênci­as imediatas para a segurança dos participan­tes nos eventos carnavales­cos dos próximos dias. O documento, assinado pelo corregedor do TCM Roberto Braguim, questiona quem foi o engenheiro responsáve­l por instalar as câmeras, consideran­do que o edital previa documentaç­ão que comprovass­e que o trabalho seria feito por profission­al especializ­ado. Também indaga sobre o padrão técnico do serviço. Pedido semelhante foi feito pelo Ministério Público Estadual, com prazo de dez dias para resposta.

Em nota, a GWA disse que “sempre seguiu todas as normas técnicas e de segurança”. Já a Dream Factory informou que só se manifestar­á hoje, após o depoimento à polícia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil