O Estado de S. Paulo

‘A chanceler está mais fraca’

- Josef Janning, Diretor do European Council on Foreign Relations, em Berlim / A.N.

A grande coalizão ainda terá de ser avaliada pelos militantes do SPD. Quais são suas chances de sucesso?

É muito possível que a grande coalizão se confirme. Ambos os lados, em especial suas lideranças, querem o acordo. Mas a questão é se a posição do líder do SPD, Martin Schulz, prevalecer­á. Schulz terá de ganhar o debate interno, que será controvert­ido. Os delegados do partido disseram sim, mas pedem renegociaç­ões decisivas, reabrindo as discussões.

Na Alemanha, cogita-se que Angela Merkel seja incapaz de governar mais quatro anos. Como o sr. avalia suas chances? Em termos relativos, Merkel é capaz de manter a coalizão nos próximos quatro anos. É claro que está mais fraca, pois o CDU não conseguiu a maioria no Parlamento. Mas essa é a dinâmica da política na Alemanha.

Suas chances são altas?

A grande coalizão é quase uma garantia de que Merkel seguirá no comando até o último dia do mandato, ou até o fim da coalizão.

A nova coalizão será mesmo favorável às reformas da União Europeia?

A nova grande coalizão será muito favorável a Emmanuel Macron. Eles dirão sim às reformas, e a França estará no centro delas. Merkel será muito explícita em sua política pró-Europa. Por outro lado, o governo será seletivo no número de temas que serão passíveis de reformas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil