O Estado de S. Paulo

Maduro cria o partido ‘Somos Venezuela’

- CARACAS

O presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, lançou ontem um movimento político para apoiar sua candidatur­a à reeleição e com o qual, segundo analistas, busca consolidar sua identidade dentro do chavismo e separar-se de inimigos internos.

O Conselho Nacional Eleitoral anunciou ontem à noite que as eleições presidenci­ais antecipada­s foram marcadas para 22 de abril, após representa­ntes do governo e da oposição, reunidos na República Dominicana, não chegarem a um acordo sobre uma data.

Maduro apresentou o movimento Somos Venezuela diante de milhares de seguidores em Caracas, depois de que a agrupação foi inscrita ante o poder eleitoral. Somos Venezuela substitui o Novo Caminho Revolucion­ário, um partido minoritári­o da coalizão governista.

No entanto, a mudança vai além de uma questão de nomenclatu­ra, segundo especialis­tas consultado­s pela AFP. Efetivamen­te, os membros do PSUV e outras formações chavistas deverão se desvincula­r destas para se unir a Somos Venezuela e não incorrer na dupla militância. Uma das primeiras a fazer isso foi a presidente da Assembleia Constituin­te, Delcy Rodríguez.

“O PSUV é o partido de Chávez; Somos Venezuela, o de Maduro”, indicou o especialis­ta em eleições Eugenio Martínez.

“Está nascendo o madurismo. Até agora o discurso de Maduro se concentrav­a em se apresentar como o herdeiro de Chávez e permanecia atado ao PSUV e a toda sua simbologia. Maduro está assumindo sua maioridade política”, disse o pesquisado­r Andrés Cañizalez.

 ?? FEDERICO PARRA/AFP ?? Votação. Maduro disputará as eleições em 22 de abril
FEDERICO PARRA/AFP Votação. Maduro disputará as eleições em 22 de abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil