O Estado de S. Paulo

Conselhos para os pais

-

1.

2.

3.

Se você não é expert em internet, aproveite para aprender com os filhos. E você terá oportunida­de para ensiná-los a tomar cuidado.

Coloque-se sempre à disposição para que peçam ajuda quando se sentirem ameaçados ou receberem conteúdo impróprio.

É preciso alertar os filhos para não divulgarem dados pessoais na internet, não aceitarem convites para se encontrare­m com amigos virtuais nem receberem arquivos.

4.

Espionar e gravar tudo o que os filhos fazem não são boas saídas, pois se fragiliza a confiança. Não se grava as conversas dos filhos, por exemplo, na quadra de futebol.

5.

Programas de filtro de conteúdo podem ajudar, mas o diálogo aberto sobre como, quando e com quem usar a internet continua sendo responsabi­lidade dos pais. Pense que eles acessam páginas e usam aparelhos fora de casa.

6.

Ensine que não podemos acreditar em todos. Como em todos lugares, há pessoas mal intenciona­das e mentirosas. É bom também incentivar o desenvolvi­mento crítico, para que evitem pressão dos amigos.

7.

É importante ainda explicar com que faixa etária a criança poderá acessar cada tipo de conteúdo. Muitos sites e redes sociais trazem orientaçõe­s sobre a idade mínima para acesso.

8.

Sempre que testemunha­r algo que viole os direitos humanos ou ameace seus filhos, denuncie e procure as autoridade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil