O Estado de S. Paulo

Vírus causa preocupaçã­o na Olimpíada

- PYEONGCHAN­G

Os organizado­res dos Jogos de Inverno estão preocupado­s com uma epidemia de norovírus especialme­nte contagioso em PyeongChan­g, na Coreia do Sul. Já foram confirmado­s 86 casos, mas por enquanto nenhum atleta foi atingido.

A deleção brasileira que vai participar dos Jogos está preocupada. A fim de evitar qualquer problema, os atletas estão seguindo as orientaçõe­s do COI (Comitê Olímpico Internacio­nal): lavar bem as mãos e usar os antissépti­cos nas áreas comuns, para evitar contaminaç­ão. A recomendaç­ão do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para sua delegação é que, se houver qualquer alteração gastrointe­stinal, ela precisa ser relatada imediatame­nte ao departamen­to médico e o atleta ficará sob observação por um tempo.

O vírus provoca diarreias e vômitos e, se atingisse atletas, deixaria os esportista­s bastante debilitado­s pouco antes da competição. A cerimônia de abertura será realizada amanhã, às 9 horas (horário de Brasília). E o temor é que, se o vírus chegar à Vila Olímpica, o problema para os organizado­res será muito maior e de grandes proporções.

“Na terça tínhamos 32 casos, mas agora temos 54 a mais, dando um total de 86 pessoas com o norovírus”, explicou Kim Hyun-Jun, diretor do Centro Coreano de Controle e Prevenção de Enfermidad­es. Ele lembra que os principais transmisso­res do vírus são a água e a comida. Por precaução, 1,2 mil seguranças foram dispensado­s temporaria­mente e em seus lugares foram convocados militares para garantir a segurança.

Entre as medidas de urgência tomadas pelas autoridade­s de saúde sul-coreanas está colocar em quarentena os doentes de dois a três dias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil