O Estado de S. Paulo

JORGE RICARDO FAZ HISTÓRIA NO TURFE

Aos 56 anos, brasileiro quebra o recorde de vitórias

- Paulo Favero

Mais importante jóquei brasileiro, Jorge Ricardo entrou para a história ontem ao atingir a marca de 12.846 vitórias na carreira, superando o recorde mundial do canadense Russell Baze, que já se aposentou das corridas de cavalo. A façanha foi muito comemorada pelo brasileiro, que não quer parar tão cedo.

“A meta agora é aumentar o recorde mundial até onde der, até onde eu puder. Vou continuar até o momento de me aposentar”, afirmou ao Estado Ricardinho, que está com 56 anos e tem quatro décadas de carreira. Atualmente, ele mora na Argentina e é ídolo tanto no Brasil quanto no país vizinho.

“Graças a Deus agora consegui definitiva­mente lograr esse feito, que para mim é muito importante”, disse Ricardinho, que igualou a marca de Baze no início da semana, no Hipódromo da Gávea, e ontem, em San Isidro, conquistou mais duas vitórias, se isolando na liderança.

Em 2009, o brasileiro sofreu uma queda e, por causa disso, diminuiu o ritmo das corridas e foi ultrapassa­do pelo canadense. Também teve de realizar quimiotera­pia por causa de um câncer. Recuperado, em 2013 Ricardinho alcançou a marca de 12 mil vitórias na carreira. Naquela ocasião, estava com uma pequena vantagem sobre Baze.

Os dois rivalizara­m por anos nas estatístic­as, mas eles pouco se enfrentara­m nas pistas de corrida, porque um fez sua carreira principalm­ente na América do Sul e o outro na América do Norte. “Para mim esse recorde foi de grande importânci­a, porque era um sonho e um objetivo que eu vinha buscando havia muitos anos. Até tive nas mãos por duas vezes, mas por problemas de saúde e de quedas ele escapou”, explicou o jóquei brasileiro.

A primeira vitória de Ricardinho foi em 16 de novembro de 1976, quando ainda era um garoto. A inspiração vinha do pai Antônio Ricardo, que foi seu treinador e um recordista de vitórias em hipódromos sul-americanos no período que atuou. O jovem pegou do pai essa obstinação pelos bons resultados e por marcas expressiva­s.

Agora, o veterano das corridas de cavalo tem na ponta da língua a receita para chegar tão longe. “É preciso ter muito trabalho, perseveran­ça e amor ao que faz. Esses são os grandes segredos para o sucesso em qualquer profissão. É necessário ter força de vontade e demonstrar humildade, pois aí a gente chega aonde quer. E claro, temos de contar com um pouquinho de sorte também.”

Se seu grande rival já pendurou o chicote e está estacionad­o nas 12.844 vitórias, Ricardinho espera ganhar mais provas e aumentar ainda mais sua vantagem na liderança. Seja no Brasil ou Argentina, seus palcos preferidos. “Quanto aos próximos passos, vou correr pelo menos até o final do ano e depois seguir um pouco mais até onde eu tenha saúde e o corpo e a cabeça estiverem comigo. Essa é mais ou menos a ideia”, avisou o jóquei, que já entrou para a história do esporte mundial.

 ?? SYLVIO RONDINELLI / JOQUEI CLUBE BRASILEIRO ?? Absoluto. Ninguém tem mais vitórias que Ricardinho
SYLVIO RONDINELLI / JOQUEI CLUBE BRASILEIRO Absoluto. Ninguém tem mais vitórias que Ricardinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil