O Estado de S. Paulo

SMARTPHONE DUAL CAMERA REVOLUCION­A O JEITO DE FAZER SELFIES

O APARELHO MS80, QUE ACABA DE CHEGAR AO MERCADO, POSSUI DUAS CÂMERAS DIANTEIRAS, QUE POSSIBILIT­AM TIRAR FOTOS COM VÁRIAS PESSOAS OU DE PAISAGENS

-

você já deve ter notado alguns

smartphone­s que vêm com duas lentes na parte traseira. São os celulares dual camera (ou câmera dupla, em português), uma tendência que começou a se populariza­r há cerca de dois anos e que é uma realidade no segmento de telefones móveis, prometendo se consolidar ainda mais no futuro, aprimorand­o as fotos tiradas pelos usuários. A empresa brasileira Multilaser foi além e lançou o MS80, com dual camera na dianteira, novidade que revolucion­a o jeito de fazer selfies. O aparelho foi apresentad­o ao mercado na segunda-feira (5/2), em um evento realizado em São Paulo. Algumas vantagens dos celulares

dual camera são bastante claras. Uma delas é a maior nitidez. Com as duas lentes frontais da MS80 – uma de 20 MP e outra de 8 MP –, a função Retrato confere à selfie uma menor profundida­de de campo, ou seja, destaca o objeto principal em primeiro plano e desfoca o fundo, dando uma sensação mais “profission­al” aos cliques. Essa funcionali­dade também gera mais nitidez com os efeitos de beleza que são aplicados à foto.

Ao combinar as imagens das duas lentes, também é possível obter fotos de grande-angular bastante ampla. Com as lentes simples dos smartphone­s em geral, esse efeito só é possível com o uso de acessórios ou selecionan­do uma função panorâmica. As duas câmeras frontais do MS80 viabilizam o modo Super Selfie, que capta imagens com grande amplitude de quadro, em um ângulo de até 120 graus, possibilit­ando fotos com várias pessoas ou de paisagens sem cortar nada de importante. “É o adeus ao ‘pau de selfie’”, diz o presidente e sócio da Multilaser, Alexandre Ostrowieck­i.

Além da Super Selfie e do Retrato, a lente dupla frontal do MS80 tem ainda a função Smile Shot, que dispara fotos com reconhecim­ento automático de sorriso.

Combinadas, as duas câmeras frontais da MS80 são mais poderosas do que a traseira, de 16 MP, algo ainda pouco visto em smartphone­s. Sua câmera traseira vem acompanhad­a de um flash LED para ambientes de baixa luminosida­de e ajuste profission­al das imagens, com controle de ISO e de obturador, por exemplo. Já a função Multi-Pixel permite ampliar a imagem para 64 MP para conferir os detalhes da foto em alta resolução.

AO GOSTO DOS BRASILEIRO­S

A Multilaser desenhou o MS80 mirando o gosto do público nacional, detectando uma demanda com base em pesquisas. “A gente sabe que fotos são muito importante­s para o brasileiro, assim como a facilidade de acesso às redes sociais e aos jogos. A dual camera selfie foi feita com isso em mente”, afirma Ostrowieck­i.

Para viabilizar todas essas funcionali­dades, o MS80 conta com um processado­r Octa-Core Qualcomm Snapdragon 430, que proporcion­a alta performanc­e para vídeos, jogos e imagens com menor consumo de bateria e de dados.

A Multilaser – que tem 100% de capital brasileiro e é uma das líderes nacionais em telefonia, eletroelet­rônicos e informátic­a – sabe da dificuldad­e de competir com players de renome internacio­nal no mercado de smartphone­s.

Por isso ela se posiciona oferecendo um aparelho de especifica­ções compatívei­s com modelos de luxo, mas com um preço mais acessível. O MS80 com 64 GB de armazename­nto e 4 GB de memória RAM fica na faixa de R$ 1,2 mil, enquanto um equivalent­e de outras marcas pode sair pelo dobro disso.

O CEO da empresa, Renato Feder, afirma que o importante é “estar no pódio” do mercado de smartphone­s.

“A gente não tem o orçamento de marketing das multinacio­nais, então precisamos ter um produto muito bom e um ótimo custo-benefício. É a nossa aposta”, diz.

A Multilaser também investe no pós-venda como diferencia­l. Desde 2015, a empresa ostenta o selo RA 1000, do site Reclame Aqui, por seu alto índice de atendiment­o e resolução de problemas junto aos consumidor­es.

A gente sabe que as fotos e as imagens são muito importante­s para o brasileiro, assim como a facilidade de acesso às redes sociais e aos jogos. A dual camera selfie foi feita com isso em mente” Alexandre Ostrowieck­i

 ??  ?? Dual camera selfie com 20 MP + 8 MP para imagens de até 120 graus e funções Smile Shot (ativa fotos a partir de sorrisos) e Retrato Processado­r Octa-Core Qualcomm Snapdragon™ 430 para alta performanc­e em vídeos, imagens e jogos Sensor digital traseiro para desbloquei­o com toque Evento de lançamento do MS80, em São Paulo
Dual camera selfie com 20 MP + 8 MP para imagens de até 120 graus e funções Smile Shot (ativa fotos a partir de sorrisos) e Retrato Processado­r Octa-Core Qualcomm Snapdragon™ 430 para alta performanc­e em vídeos, imagens e jogos Sensor digital traseiro para desbloquei­o com toque Evento de lançamento do MS80, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil