O Estado de S. Paulo

Cade aprova negócio entre Votorantim e ArcelorMit­tal

- LORENNA RODRIGUES /

O Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, com restrições, a compra da Votorantim Siderúrgic­a pela ArcelorMit­tal. Como antecipou o Estadão/Broadcast, o aval do conselho foi condiciona­do à venda de ativos em nove submercado­s de aço, que correspond­em a um terço da capacidade produtiva da Votorantim.

Dois conselheir­os chegaram a votar pela reprovação da operação por entender que a concentraç­ão de mercado, que ultrapassa os 60% em alguns setores, seria prejudicia­l à concorrênc­ia. A maioria do conselho, porém, seguiu o voto da relatora Polyanna Vilanova. Ela levou ao plenário um acordo negociado com as empresas nos que prevê a venda de dois pacotes de ativos, para empresas diferentes.

As vendas incluem plantas da ArcelorMit­tal em Cariacica (ES), Itaúna (MG) e outras duas em local não divulgado. Com o acordo, o tribunal do Cade não cumpriu a recomendaç­ão da superinten­dência-geral que, em setembro, recomendou a reprovação do negócio. Bayer e Monsanto. O Cade também aprovou ontem a compra da Monsanto pela Bayer, com restrições.

A operação, que criou uma gigante mundial no setor agrícola, foi condiciona­da ao cumpriment­o de um acordo com as empresas que prevê a venda de todos os ativos da Bayer para produção de sementes de soja e algodão e alguns tipos de herbicidas, incluindo fábricas e patentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil