O Estado de S. Paulo

BIRRA PARA A FOLIA

- HELOISA LUPINACCI heloisa.lupinacci@estadao.com

Uma cerveja para diferentes carnavais, seja em casa, no bloquinho ou de boa na praia.

Carnaval chegou, qual sua reação? Abrir a planilha com a programaçã­o de blocos para assinalar a quais você vai. Chamar os amigos para assistir aos desfiles das escolas de samba na sua casa. Criar um plano elaborado para ficar em São Paulo, fugir dos blocos e aproveitar o feriado para comer e beber bem. Viajar para a praia.

A cada semana que começa, dois princípios movem a produção desta coluna: 1. Cerveja é parte (vibrante!) da gastronomi­a. 2. Existe uma cerveja perfeita para você, para a situação em que você está, para acompanhar o prato que você está comendo.

Chiquita bacana ou doente do pé, a questão é escolher a cerveja certeira e passar longe da catuaba. Falando nisso, a novidade do ano nos bloquinhos é a Catuaba Piña Colada (no copo, é branca e opaca. No nariz, o abacaxi vem em primeiro plano, com notas de leite de coco. Na boca, é doce de arder a garganta), pensa no tamanho da ressaca... O antídoto? Cerveja (e água, idealmente na proporção um para um).

Para quem faz a festa da rua, uma coisa é fato: carnaval é época de cerveja convencion­al, escolhida por ser a mais gelada ou a menos cara que tiver, comprada no ambulante do isopor cheio de gelo picado e tomada direto no bico. Como diz Ronaldo Rossi, da Cervejotec­a, “mais frescor e menos frescura”.

Mas se você gosta de se programar, se vai levar a térmica para o samba, tem outras opções para você, sim.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil