O Estado de S. Paulo

Escalação da Borgonha

-

Imagine o susto de Jussiê, jogador de futebol brasileiro baseado na França, ao chegar em Bordeaux e, em sua primeira concentraç­ão do clube Girondins, ser servido de uma taça de vinho, às vésperas de um jogo importante, em 2005. No dia seguinte, o vinho estava lá de novo apenas quatro horas antes da partida. Era demais, não resistiu e perguntou aos organizado­res como permitiam que o álcool entrasse na concentraç­ão. A resposta foi rápida e cortante: “Álcool? Álcool não, alimento”. Pareceu coisa de louco, mas logo Jussiê entendeu – a cultura do vinho estava em todos os lugares, até o presidente do clube era produtor. E, mais que isso, se apaixonou.

Rapidament­e, transformo­u o vinho em seu plano de aposentado­ria, que para um jogador de futebol pode chegar cedo. Com isso em mente, aproveitou as benesses que seu métier oferece e passou a aceitar todos os convites para visitar châteaux em Bordeaux e conhecer outras regiões e produtores de perfis distintos. Começava assim uma relação de amor que culminaria na Juss Millesimes (juss-millesimes.com.br), importador­a que estreia em março, quando chegam as primeiras garrafas (preços ainda não divulgados).

O portfólio, Jussiê conta, veio pronto, montado pela distribuid­ora Diva, uma das maiores do mundo. São 42 rótulos de 16 produtores. A maior parte delas, paradoxalm­ente, vem da Borgonha. A escolha por eles em detrimento de Bordeaux se deu pela facilidade de negócios (“Lá falamos direto com o produtor e os preços são melhores”) e também por achar que o Brasil tinha espaço para receber rótulos como os do célebre Domaine Armand Rousseau, proprietár­ios de vinhedos grand cru nas denominaçõ­es de Gevrey-Chambertin e Morey-Saint-Denis. Mas há ainda vinhos de Vale do Loire, Provence, Champagne, Côtes du Marmandais (sudoeste) e um Rioja feito por um francês.

Embora convertido em importador, Jussiê não deixará Bordeaux. No Brasil, quem toca a importador­a é o diretor Raphael Malago, que é experiente no que diz respeito à burocracia de importação.

 ?? FOTOS JUSS MILLESIME ?? Do campo à taça. Jussiê, jogador convertido em importador; abaixo, os vinhos que trará da França
FOTOS JUSS MILLESIME Do campo à taça. Jussiê, jogador convertido em importador; abaixo, os vinhos que trará da França
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil