O Estado de S. Paulo

DIVERSIDAD­E DE TAMANHO

Rosas mostra que a folia ‘não tem manequim’

- / VALÉRIA FRANÇA, ESPECIAL PARA O ESTADO

Sexta escola a entrar no primeiro dia de desfiles no Anhembi, a Rosas de Ouro trará ala de mulheres plus size. Elas virão à frente do terceiro carro, puxado por Rita Cadillac. Apesar do samba no pé, elas dizem que foram rejeitadas em outras agremiaçõe­s.

Apaulistan­a Juliana Jurado, de 32 anos, sambou muito para conseguir uma vaga de passista no desfile da Rosas de Ouro desse ano. Enfrentou um concurso com 40 concorrent­es.

Mostrou o máximo de sua simpatia, carisma e samba no pé (é claro). Foi escolhida pelos jurados, mas aí para frente foram quatro meses de preparação. No primeiro ensaio técnico no Sambódromo de São Paulo, veio o primeiro desapontam­ento. Alguém da plateia gritou: “Gorda agora quer sambar.”

Juliana tem 1,70 metro e pesa 108 kg. Vestia um macacão bem curtinho colado ao corpo. “Quando ouvi isso, fiquei deprimida na hora. Mas no instante seguinte, pensei nas minhas bolhas dos pés – adquiridas nos últimos meses –, que doíam muito. Pensei em como estava molhada por causa da chuva que caía. Então levantei a cabeça e sambei mais ainda.”

A representa­nte comercial está entre as nove passistas plus size que ingressara­m na escola no projeto Renovação implementa­do por Campitelli Brasil, diretor da ala. “Não queremos uma festa artificial, formada só por mulheres elegantes de barriga chapada.”

Quando Brasil fez o primeiro chamado em outdoor, 80 mulheres se inscrevera­m. Muitas traziam a experiênci­a e a frustração de terem sido recusadas em várias escolas.

Hoje, no desfile da Rosas, as passistas surgirão na frente do terceiro carro, puxado por Rita Cadillac, expressand­o os perigos e os amores da estrada.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ??
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO
 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO ?? Terceiro carro.
As nove passistas do projeto vão retratar perigos e amores na estrada
DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO Terceiro carro. As nove passistas do projeto vão retratar perigos e amores na estrada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil