O Estado de S. Paulo

OS JUROS DA FORTUNA DE KADAFI

Os ¤ 16 bilhões do ex-ditador rendem milhões em juros, mas não se sabe com quem fica o dinheiro

-

Seis anos depois da morte do ditador da Líbia, Muamar Kadafi, mais de ¤ 16 bilhões que estão congelados por sanções internacio­nais em fundos em Bruxelas rendem juros e dividendos. Para quem vai o dinheiro? Ninguém sabe.

O site americano Politico investigou documentos legais, extratos bancários, e-mails e conduziu dezenas de entrevista­s para descobrir para onde estão indo as dezenas de milhões de euros em juros e dividendos dos investimen­tos de Kadafi, frutos de corrupção. A investigaç­ão descobriu que os pagamentos passaram de contas congeladas em Bruxelas para contas bancárias em Luxemburgo e no Bahrein nos últimos cinco anos.

Após a intervençã­o liderada pela Otan que derrubou Kadafi, assassinad­o em outubro de 2011, o país foi lançado em uma guerra civil em razão de uma disputa sectária entre dois grupos: um com base em Trípoli e apoiado pela ONU, e outro a leste de Tobruk, apoiado pelo Exército.

O dinheiro em Bruxelas, congelado por uma resolução da ONU, deve voltar para o governo líbio quando o país se estabiliza­r. Quem deveria administra­r a bolada é a Autoridade de Investimen­to da Líbia (LIA), o fundo soberano do país. Mas a LIA está no centro da disputa de poder que assola o país desde 2011.

Enquanto isso, só entre abril de 2012 e abril de 2013, a LIA recebeu mais de ¤ 630 milhões do fundo supostamen­te congelado. As autoridade­s da Bélgica e da Europa afirmam que o congelamen­to segura apenas os ¤ 16 bilhões, não os dividendos dos ativos – por isso as transações seriam legais.

O líbio Mohsen Derregia, professor de economia na Universida­de de Nottingham e executivo-chefe da LIA em 2012, antes de ser exonerado do cargo, afirma que o dinheiro não está sendo usado para o povo líbio. “Até agora, esses fundos foram gastos em disputas judiciais, e nada foi para a população.”

 ?? LOUAFI LARBI/REUTERS ?? Kadafi. Bilionário ditador da Líbia, morto em 2011
LOUAFI LARBI/REUTERS Kadafi. Bilionário ditador da Líbia, morto em 2011

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil