O Estado de S. Paulo

CARAMUJO DE 3 MM SÓ EXISTE NO LOCAL

Espécie foi descoberta por cientistas em 2014

- / F.L. e JULIA MARQUES

OParque Burle Marx abriga, além de animais e plantas da Mata Atlântica, pelo menos uma espécie endêmica, ou seja, que só ocorre na região. Trata-se de um caramujo, de apenas 3 milímetros, que foi descoberto por uma dupla de cientistas em 2014.

“Quando analisamos, vimos que era um animal novo. E resolvemos apresentá-lo ao mundo”, conta Luiz Ricardo Simone, professor da Universida­de de São Paulo (USP). O nome escolhido para o pequeno bicho foi Adelopoma paulistanu­m, em homenagem à cidade. A descoberta foi publicada na revista científica Journal of Conchology em 2014 e deu base à argumentaç­ão do Ministério Público Federal para pedir o veto a empreendim­entos.

Simone explica que a existência do caramujo pode indicar que há outras espécies endêmicas na região. “Não só moluscos, mas insetos e até mamíferos. Ele é só a ponta do iceberg”, diz. “Usamos esse animal como bandeira para tentar preservar um pedaço de Mata Atlântica ali.”

Os hábitos do caramujo ainda não foram detalhados. “Estudando isso, talvez descubramo­s substância­s que façam a maior falta (como opções de tratamento­s para doenças).” A espécie está sob análise de órgão técnico federal, com conclusão prevista para este ano. Para Simone, a devastação da área pode compromete­r a espécie. “Mesmo que sobrem poucos, não têm reprodutiv­idade e acabam se extinguind­o.”

Outro caso. O impacto a espécies nativas é levado em conta na análise de liberação de obras. Em 2007, por exemplo, o Ibama negou licença para hidrelétri­cas no Rio Madeira, em Rondônia, sob argumento de que as obras ameaçavam os peixes dourada e piramutaba. O empreendim­ento foi liberado depois, com ajustes.

 ?? LUIZ RICARDO SIMONE ?? Raro. Nome do animal homenageia capital paulista
LUIZ RICARDO SIMONE Raro. Nome do animal homenageia capital paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil