O Estado de S. Paulo

Minhocão vai fechar mais cedo e aos sábados

Durante a semana, via será bloqueada para carros das 20 h às 7h; demolição foi vetada

- Juliana Diógenes

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou ontem uma lei que determina fechar para veículos o Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, aos sábados pelo dia inteiro. Já durante a semana a via no centro da cidade será bloqueada mais cedo. Também é prevista a criação de um parque no Minhocão.

O fechamento durante todo o sábado começa a valer em até 30 dias. Já a segunda mudança de horário será implementa­da em 90 dias. O elevado passará a fechar às 20 horas, e não 21h30, como é hoje. Também passa a abrir mais tarde – às 7 horas, e não às 6h30, horário atual.

Na lei aprovada ontem, porém, Doria vetou o fechamento nos meses de janeiro e julho, coincidind­o com as férias escolares. O projeto de lei, do vereador Police Neto (PSD), havia sido aprovado na Câmara em dezembro e foi publicado ontem no Diário Oficial da Cidade.

Desde julho de 2015, o Minhocão passou a ser fechado para carros também aos sábados, às 15 horas. A via fica quase 40 horas fechada e hoje é reaberta na segunda-feira, às 6h30. Antes da alteração feita em 2015, o elevado era aberto para lazer só aos domingos. De segunda a sexta, o tráfego no Minhocão já ficava fechado à noite.

Na justificat­iva para o veto, a Prefeitura argumenta que estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda impedem o fechamento total para trânsito, mesmo que só nas férias. “A redução do fluxo de veículos nessas épocas é de apenas 30%”, justifica a gestão Doria, “insuficien­te para diminuir significat­ivamente os congestion­amentos na cidade, tanto que boa parte das principais vias arteriais da malha continua operando próximo a seus limites”.

Demolição. O Plano Diretor da cidade prevê que, em 20 anos, uma nova destinação para a estrutura tem de ser apresentad­a (seja desmonte ou criação de um parque). Mas, no texto aprovado, Doria também vetou a possibilid­ade de demolir o elevado.

A exclusão do item que previa estudos sobre a demolição irritou integrante­s do Movimento Desmonte Minhocão (MDM). Para o diretor do grupo, Francisco Machado, a derrubada da estrutura seria um “progresso”.

Com a lei, fica criado oficialmen­te o Parque Minhocão na via. Na prática, agora a Prefeitura será responsáve­l por incentivar atividades culturais, esportivas e de lazer no elevado. Segundo o texto, o Parque Minhocão terá um conselho gestor.

Em dois anos, a Prefeitura terá de apresentar um projeto de intervençã­o urbana (PIU). Nesse estudo, só duas hipóteses de destinação da área serão previstas: as transforma­ções parcial e integral em parque. O PIU criará ainda propostas para a área ao redor, e ainda instrument­os de controle e captura da valorizaçã­o imobiliári­a decorrente de intervençõ­es na região.

 ?? DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO-9/9/2016 ?? Lei. Prefeitura também barrou fechamento do elevado durante as férias de julho e janeiro
DANIEL TEIXEIRA/ESTADAO-9/9/2016 Lei. Prefeitura também barrou fechamento do elevado durante as férias de julho e janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil