O Estado de S. Paulo

Clube faz parceria para melhorar desempenho

- Ciro Campos

A tecnologia e as estatístic­as utilizadas pela seleção da Alemanha agora vão fazer parte do cotidiano do Palmeiras. O clube anunciou ontem uma nova parceira para incrementa­r o departamen­to de análise de desempenho a partir de programas de computador utilizados pelos atuais campeões da Copa do Mundo.

O novo colaborado­r do clube é a empresa equatorian­a Kin Analytics. A partir de uma plataforma de dados obtida em um programa alemão, os analistas fornecem ao clube informaçõe­s detalhadas sobre cada jogo.

Será possível, por exemplo, determinar se um jogador mantém a bola por mais tempo do que o desejado, se o goleiro tem uma eficiência nas defesas superior à média do campeonato ou se a bola permanece demais em uma região do campo.

A empresa equatorian­a se baseia no banco de dados do programa de computador alemão para esmiuçar as informaçõe­s e fornecer ao clube parâmetros práticos de análise. O primeiro clube a utilizar o sistema no Brasil foi o Grêmio, onde o técnico Roger Machado conheceu o trabalho e indicou para o Palmeiras. A seleção alemã usa o programa de computador desde 2013.

“Nossa função é aliar as partes estatístic­as e matemática­s com um sistema de colisão de dados. O objetivo é extrair o máximo possível de inteligênc­ia dos dados e aplicá-los no futebol”, disse o diretor executivo da Kin Analytics, Andrés Pérez.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil