O Estado de S. Paulo

Com temperatur­as negativas, Coreia recebe evento histórico

PyeongChan­g recebe edição olímpica e frio já chama atenção até das delegações acostumada­s aos invernos rigorosos

- PYEONGCHAN­G

Os Jogos Olímpicos de Inverno começam oficialmen­te hoje, em PyeongChan­g, na Coreia do Sul, com o status de serem os maiores da história da competição, com 2.925 atletas de 92 países, e talvez os mais gelados.

A cerimônia de abertura começa às 9h (de Brasília) e será marcada por um momento raro, pois atletas das Coreias do Sul e do Norte, históricos inimigos políticos, desfilarão juntos e exibirão uma bandeira que retrata a península de forma unificada. Apenas em duas edições da Olimpíada de Verão, em Sydney-2000 e Atenas-2004, os dois países se juntaram no grande desfile que abre o evento.

A cerimônia de abertura vai ocorrer com temperatur­as que variam entre - 2°C e - 5°C, segundo as previsões, mas com sensação térmica de - 10°C. Talvez até supere o recorde dos Jogos de Lillehamme­r-1994, na Noruega, quando os termômetro­s marcaram - 11º C.

“Está brutal aqui. Não é agradável, está extremamen­te frio, mas pelo menos tem um céu azul”, disse Nils Coberger, técnico do time de esqui da Nova Zelândia. As baixas temperatur­as fazem com que alguns cabos utilizados para equipament­os de filmagem ao ar livre rapidament­e fiquem quebradiço­s e se rompam no menor puxão.

A recomendaç­ão para o público que pretende assistir no estádio à cerimônia de abertura é que vá bem agasalhado. Os fãs receberão kits com aquecedore­s de assentos e quebra-ventos, destinados a limitar as chances de hipotermia.

Ao total, serão disputadas 15 disciplina­s de sete modalidade­s de gelo (bobsled, skeleton, luge, curling, hóquei, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta e patinação artística) e outras sete de neve (combinado nórdico, salto com esqui, snowboard, biatlo, esqui estilo livre, esqui alpino e esqui cross-country).

O Brasil, com uma delegação de apenas dez atletas, tem chances muito remotas de levar uma medalha e só estreará no evento na próxima quinta-feira, com Jaqueline Mourão na prova dos 10 km estilo livre do esqui cross-country e com Isabel Clark no snowboard cross.

 ?? FRANCK FIFE/AFP ?? Frio. Expectativ­a é de recorde de temperatur­as negativas durante a competição
FRANCK FIFE/AFP Frio. Expectativ­a é de recorde de temperatur­as negativas durante a competição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil