O Estado de S. Paulo

Ex-nadadora denuncia treinador

Norte-americana Ariana Kukors, campeã mundial em 2009, afirma que foi ‘agredida sexualment­e’ em treinos e viagens

- SEATTLE

O ex-técnico da seleção de natação dos Estados Unidos, Sean Hutchison, foi acusado de abuso sexual pela ex-nadadora Ariana Kukors, quando ela, campeã mundial em 2009 e hoje com 28 anos, ainda era menor de idade.

Diante da acusação, de acordo com a imprensa local, investigad­ores da força-tarefa do Departamen­to de Segurança Interna dos Estados Unidos, junto com a polícia de Washington, cumpriram ordem de busca no apartament­o de Hutchison em Seattle, na última terça-feira.

No apartament­o do hoje diretor executivo do King Aquatic Club, os agentes apreendera­m todos os dispositiv­os eletrônico­s encontrado­s, que podem conter provas relacionad­as à denúncia, como fotos nuas da exnadadora quando tinha 17 anos.

Kukors, que também integrou a equipe de natação olímpica norte-americana nos Jogos de Londres, em 2012, disse em um comunicado na última quarta-feira que foi à polícia para relatar que Hutchison a agrediu sexualment­e em viagens e enquanto treinava em piscinas em Seattle. Ela contou aos investigad­ores que Hutchison usava sua posição de treinador antigo para seduzi-la e abusá-la sexualment­e.

Kukors contou que o aliciament­o começou quando ela tinha 13 anos e passou a treinar sob orientação de Hutchison no King Aquatics Club, um clube de natação localizado em Seattle. Ela afirma que o primeiro caso de abuso sexual pelo extreinado­r aconteceu quando ela tinha 16 anos.

Campeã mundial em 2009 na prova dos 200 metros medley, Ariana Kukors disse que quer que sua história seja exemplo para evitar que ocorram outros casos de abuso sexual e que pretende ‘empoderar’ outras meninas. “Nunca pensei em compartilh­ar minha história porque, de muitas maneiras, apenas sobreviver foi o suficiente”, disse Kukors. “Mas, com o tempo, eu percebi que essas histórias como a minha são muito importante­s para não evitar novos casos”.

“Que outras meninas e meninos não passem pela mesma dor, trauma, horror e abuso. Que os seus pais, mentores e responsáve­is sejam capazes de detectar os sinais de abuso e perceber suas trágicas consequênc­ias antes que seja tarde demais”, acrescento­u.

Hutchison, que foi auxiliar técnico da equipe olímpica dos EUA em 2008, não quis responder as acusações, pelo menos por enquanto. Ele deixou a seleção norte-americana em 2010, após especulaçõ­es sobre o envolvimen­to dele com uma nadadora. Na época, o treinador afirmou que “não era verdade” e que saía para buscar novos desafios profission­ais.

 ?? DOUG MILLS/THE NEW YORK TIMES-27/6/2012 ?? Abuso. Ariana Kukors durante disputa dos 200 m livre. Nadadora dos Estados Unidos denuncia antigo treinador
DOUG MILLS/THE NEW YORK TIMES-27/6/2012 Abuso. Ariana Kukors durante disputa dos 200 m livre. Nadadora dos Estados Unidos denuncia antigo treinador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil