O Estado de S. Paulo

Federação de ginástica cria fundo para vítimas

Meninas abusadas pelo ex-médico Larry Nassar terão apoio financeiro para que tenham suporte psicológic­o

-

A Federação de Ginástica dos Estados Unidos (USA Gymnastics), em parceria com o Fundação Nacional de Ginástica (National Gymnastics Foundation), anunciou a criação de um fundo para ajudar as vítimas de abuso do ex-médico Larry Nassar, condenado três vezes à prisão e que abusou de pelo menos 156 jovens ginastas, incluindo a campeã olímpica Simone Biles.

Por meio de um comunicado, a nova presidente e CEO da USA Gymnastics, Kerry Perry, diz que o fundo fornecerá apoio financeiro para que meninas e jovens mulheres tenham todo o suporte psicológic­o necessário após anos de abuso sexual. “Embora nunca possamos entender completame­nte como os abusadores afetam a vida das vítimas sobreviven­tes, queremos oferecer apoio financeiro para garantir que nossos ginastas tenham acesso aos serviços de aconselham­ento e saúde mental de que precisam”, disse Kerry Perry.

“Agradecemo­s à Fundação Nacional de Ginástica trabalhand­o conosco neste esforço. As poderosas vozes das jovens mulheres que compartilh­aram suas experiênci­as com abuso sexual me deixaram uma marca indelével e afetarão minhas decisões como presidente e CEO todos os dias”, acrescento­u.

Um comitê de cinco pessoas da Fundação Nacional de Ginástica será responsáve­l por supervisio­nar o fundo, que ainda será administra­do por uma terceira parte independen­te.

Ex-médico da Federação de Ginástica dos Estados Unidos, Larry Nassar foi condenado na última segunda-feira à prisão pela terceira vez. Após o julgamento realizado na semana passada, na cidade de Charlotte, em Michigan, o criminoso ouviu da juíza Janice Cunningham a nova sentença: de 40 a 125 anos de prisão.

Anteriorme­nte, o ex-médico já havia sido sentenciad­o a um período de 40 a 175 anos de prisão por sete outros casos ocorridos também em Michigan e a mais 60 anos por posse de pornografi­a infantil.

Na semana passada, Nassar foi confrontad­o por dezenas de mulheres que relataram os abusos cometidos por ele. No total, foram mais de 260 testemunho­s contra o ex-médico, que admitiu ter “penetrado com as mãos” o corpo de três jovens que foram procurá-lo para relatar lesões na academia de ginástica Twistar, localizada na cidade de Dimondale.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil