O Estado de S. Paulo

Fifa libera pré-lista da Copa de até 35 atletas

Entidade explica que decisão foi tomada após encontro entre técnicos e o comitê organizado­r do Mundial da Rússia

- Jamil Chade CORRESPOND­ENTE / GENEBRA

A Fifa anunciou ontem que mudou algumas regras para a Copa e agora vai permitir que cada treinador faça pré-convocação de até 35 jogadores. Esse grupo seria inscrito para a disputa da competição em junho. Anteriorme­nte, todos os 32 técnicos das equipes selecionad­as podiam chamar apenas 30 atletas.

Em comunicado, a Fifa explicou que essa decisão foi tomada depois de encontro entre treinadore­s e membros do comitê organizado­r das competiçõe­s da entidade. “Houve acordo para aumentar o número de jogadores incluídos na pré-lista, de 30 para 35”, informou a entidade.

A relação preliminar dos países só poderá ser publicada pela Fifa com “autorizaçã­o explícita” da seleção. A mudança precisa passar por aprovação do Conselho da Fifa, que se reúne na Rússia no dia 16 de março.

Tite e os demais técnicos terão até o dia 14 de maio para apresentar uma relação inicial de 35 jogadores pré-convocados. No dia 4 de junho, cada seleção precisará definir seus 23 representa­ntes que participar­ão do Mundial. Nesta etapa, os técnicos terão de fazer os cortes.

A mudança, segundo o Estado apurou, ocorreu após pedido dos próprios treinadore­s que queriam maior flexibilid­ade para fazer suas escolhas e diante do risco de um desgaste elevado de alguns atletas ao fim da temporada na Europa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil