O Estado de S. Paulo

Volatilida­de derruba bolsas de NY e de SP

Bolsa de NY recua 4,15% e empurra Ibovespa para queda de 1,49%; dólar tem alta de 0,15%

- Simone Cavalcanti Paula Dias

O mercado global viveu mais um dia tenso puxado pelas perdas registrada­s nas Bolsas de Nova York, onde o Dow Jones desabou 4,15%, perdendo o nível dos 24 mil pontos. O Nasdaq cedeu 3,9% e o S&P 500 sofreu desvaloriz­ação de 3,75%. As perdas foram causadas, além da volatilida­de dos últimos dias, pelas declaraçõe­s do presidente da distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), William Dudley, dizendo que a precificaç­ão do mercado sobre o aperto monetário estava correta.

O movimento vem na esteira do forte recuo visto nas Bolsas de Nova York na segunda-feira, quando o Dow Jones registrou o seu pior desempenho em pontos da história.

No fim do pregão, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de São Paulo, espelhou as perdas das bolsas dos EUA. O índice à vista abriu a sessão de negócios em alta e, tentando recuperar as perdas da véspera, testou o patamar dos 83 mil pontos. Mas, na segunda etapa do pregão, virou para o negativo e começou a imprimir perdas conforme seus pares em Nova York se deteriorav­am. Fechou em baixa de 1,49%, aos 81.532,52 pontos. O giro financeiro foi de R$ 11,3 bilhões.

Lá fora, o ambiente hostil se dá por um movimento de realização após longo ciclo de alta e, agora, em meio às perspectiv­as de encarecime­nto do dinheiro americano. “Apesar dos resultados corporativ­os bastante positivos, que mostram que os fundamento­s não mudaram, há uma forte realização que vem na esteira de altas consecutiv­as por vários meses”, diz Fábio Macedo, da corretora Easyinvest.

Na Europa, onde o mercado fecha mais cedo, Londres recuou 1,49% e Frankfurt caiu 2,62%.

O dólar também sofreu impacto do nervosismo externo. A moeda do EUA fechou o dia a R$ 3,2795, com ganho de 0,15%.

 ?? INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO ?? FONTE: BROADCAST
INFOGRÁFIC­O/ESTADÃO FONTE: BROADCAST

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil