O Estado de S. Paulo

Quincy Jones acusa Michael Jackson de plágio

Lendário produtor também elogia Gil e Caetano (‘são os reis!’) e chama Beatles de ‘piores músicos do mundo’

- / COM AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

Odeio entrar nisso publicamen­te, mas Michael Jackson roubou muitas coisas. Roubou muitas canções”

(Ivanka Trump)é uma boa filha da mãe. Tinha as melhores pernas que vi na vida. Mas o pai errado. É um doido”

Quincy Jones, o lendário produtor musical que esteve por trás de grandes hits de Michael Jackson, disse que o Rei do Pop roubou algumas canções. Na mesma entrevista, Jones elogiou Caetano Veloso e Gilberto Gil (“eles são reis!”), e disse que sua primeira impressão dos Beatles foi a de que eles eram os “piores músicos do mundo”.

“Odeio entrar nisso publicamen­te, mas Michael roubou muitas coisas. Roubou muitas canções”, contou Jones na entrevista ao Vulture, o site de cultura da New York Magazine.

“As notas não mentem. Foi tão maquiavéli­co quanto é possível ser”, garantiu o músico de 84 anos. O produtor citou especifica­mente Billie Jean – uma canção assinada por Jones – e a produção de Thriller, o álbum mais vendido de todos os tempos, sugerindo semelhança­s com State of Independen­ce, de Donna Summer, que também foi produzida por ele e lançada meses antes, em 1982. Jones também disse que Jackson era “ganancioso” e deveria ter dado crédito parcial da autoria de Don’t Stop ‘Til You Get Enough ao tecladista Greg Phillingan­es.

Depois de afirmar que Marlon Brando teve relações sexuais com James Baldwin, Richard Pryor e Marvin Gaye, Jones muda o assunto da entrevista para música brasileira. “Gilberto Gil e Caetano Veloso são os reis! Sabe, eu visito as favelas todo ano. Aqueles filhos da p... têm uma vida difícil. Eles são duros na queda, porém. Você pensa que as nossas coisas nos Estados Unidos são ruins? É pior lá.”

Na mesma entrevista, Quincy Jones também mencionou sua primeira impressão sobre os Beatles. “Eles eram os piores músicos do mundo. Os filhos da p... não sabiam tocar. Paul era o pior baixista que eu já tinha ouvido. E Ringo? Nem fale. Eu lembro uma vez que estávamos no estúdio com George Martin, e Ringo tinha levado três horas tentando fazer uma marcação de quatro tempos numa música. Ele não conseguia. Nós dissemos: ‘Cara, por que você não pega uma cerveja, uns limões, um escondidin­ho, e faz um intervalo de uma hora e meia e relaxa um pouco’. Então ele foi, e nós chamamos Ronnie Verrell, um baterista de jazz. Ronnie veio e matou em 15 minutos. Ringo volta e diz: ‘George, você pode tocar a faixa para mim mais uma vez?’. Então George toca e Ringo fala: ‘Isso não está tão ruim’. Aí eu disse: ‘Claro, é porque não é você’. Grande cara, também.”

Ao site Vulture, Quincy Jones também revelou ter namorado Ivanka Trump, de 36 anos, filha do presidente dos EUA, Donald Trump, quando ela tinha pouco mais de 20 anos. “Tommy Hilfiger, que trabalhava com a minha filha Kidada (ex-modelo ), disse-me que Ivanka queria jantar comigo. E eu respondi: Sem problema”, recorda o produtor. “Ela (Ivanka) é uma boa filha da mãe. Tinha as melhores pernas que vi na vida. Mas o pai errado.” E acrescenta: “Passei algum tempo com ele (Trump). É um doido filho da mãe. Limitado em termos intelectua­is – um narcisista com mania de grandeza. Não o suporto.”

 ?? REUTERS ?? Grammy. Em 1983, o Rei do Pop com o superprodu­tor
REUTERS Grammy. Em 1983, o Rei do Pop com o superprodu­tor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil