O Estado de S. Paulo

ARTE desbravada

Visitamos o acervo de cinco instituiçõ­es de arte de São Paulo. A seguir, você confere o que elas têm de melhor – com curiosidad­es sobre cada coleção e dicas de obras que merecem atenção especial

- Júlia Corrêa

MAC USP

Dividido em três mostras de longa duração, o acervo dá uma boa noção dos percursos da arte moderna e contemporâ­nea aqui e lá fora. Assim, vale dedicar um turno completo à visita – ou, então, fazer mais de um tour. Nas exposições, dá para ver, por exemplo, diálogos entre retratos de Anita Malfatti e Marc Chagall – representa­ntes da primeira metade do século 20. Da segunda metade, destaque para obras de nomes como Mira Schendel e Waldemar Cordeiro. E, do século atual, despontam trabalhos de Louise Bourgeois e Marina Abramovich. Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, 2648-0254. 10h/ 18h (3ª, 10h/21h; fecha 2ª). Grátis.

➨ Apesar das pequenas proporções, ‘Figuras’ (foto), de Pablo

Picasso, prende logo a atenção. De 1945, a obra revela a aproximaçã­o do artista com o surrealism­o. %Hermes File Info:-8:20180209:YYQ::

➨ Traços exagerados marcam ‘Torso/Ritmo’ (1915), de Anita Malfatti’; ‘O Beijo’ (1923), de Di Cavalcanti’; e ‘Figura’ (1927), de Ismael Nery. Entre as primeiras obras expostas, essas três pinturas de corpo humano não apenas revelam a influência de movimentos modernos europeus (como o expression­ismo), mas também dão indícios de como produções posteriore­s se afastariam ainda mais do realismo. Continuand­o pelo museu, é possível observar, pouco a pouco, esse processo – até mesmo em esculturas, como ‘Implacável’ (1947), de Maria Martins. Aliás, de expoentes do abstracion­ismo, vale observar ‘Composição Clara’ (1942), de Kandinsky.

➨ Alguns museus cederam telas de Tarsila do Amaral para uma mostra em cartaz no MoMA. ‘Estrada de Ferro Central do Brasil’ (foto), porém, continua no MAC USP.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil