O Estado de S. Paulo

ACM Neto pode desistir de disputar governo

-

Oprefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), avalia não disputar a eleição para o governo da Bahia. São vários os motivos para a dúvida. Ele teria de renunciar em abril para concorrer, enquanto seu principal adversário, o governador Rui Costa (PT), pode buscar a reeleição no cargo, o que lhe dá vantagem. Se perder para o petista, Neto ficaria sem mandato até 2022, tempo demais longe do eleitor para quem depende de votos. A legislação eleitoral o impede de tentar voltar à prefeitura em 2020, porque isso seria considerad­o um terceiro mandato consecutiv­o.

» Tem mais. Outra condiciona­nte é que, se Rui Costa conseguir a reeleição para o governo, o PT vai para 16 anos de poder consecutiv­o e sofrerá o desgaste natural do tempo, enquanto Neto tem grandes chances de terminar o mandato de prefeito bem avaliado.

» Com a palavra. Procurado, ACM Neto diz que não comenta o assunto. A última vez que o DEM ocupou o governo da Bahia foi com Paulo Souto, em 2006. Ele perdeu a reeleição para Jaques Wagner (PT).

» Em choque. Caiu como uma bomba entre delegados do caso as declaraçõe­s do diretor-geral da PF, Fernando Segovia, à Reuters de que a investigaç­ão contra o presidente Michel Temer no caso do porto de Santos deve ser arquivada.

» Veja bem. Em grupos internos, delegados disseram que é grande a chance de Segovia ser desmentido pelos fatos, além de criticá-lo por falar sobre investigaç­ão em curso. Procurado, Segovia não ligou de volta.

» Água subiu. Um dia depois de conversar com o ex-presidente FHC, o apresentad­or Luciano Huck admitiu a interlocut­ores que “a pressão está enorme” para que ele se candidate ao Planalto, mas ainda não tinha uma resposta.

» No banco. O PPS assistiu da arquibanca­da ao encontro de Huck com o ex-presidente FHC quinta, 8. Seus dirigentes não foram informados do encontro e começam a temer um drible.

» Bobagem. Dirigentes do PPS reconhecem que o ponto fraco da sigla é tempo de TV, mas ponderam que esta eleição será ganha nas redes sociais.

» Olho nele. O líder do DEM na Câmara, Rodrigo Garcia (SP), virou a noiva da eleição para o governo de São Paulo. É cobiçado para a vaga de vice por todos os candidatos que buscam seus votos no interior do Estado. O demista é de São José do Rio Preto.

» Sempre ele. O PSOL vai deliberar na reunião da bancada, em 19 de fevereiro, se ingressa com pedido de cassação no Conselho de Ética contra o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC), preso na quinta. O partido já pediu a cassação de Paulo Maluf (PP-SP). » Profundo. No final de 2017, ao relatar um caso no Supremo, o ministro Marco Aurélio Mello citou Sepúlveda Pertence, atual advogado do ex-presidente Lula. “Com imenso deleite, li o parecer da lavra do ministro...”, escreveu.

» Tradução. No dicionário Aurélio, deleite é descrito como “prazer intenso, pleno; delícia”. O caso tratava da competênci­a do governo estadual para legislar sobre o custo do estacionam­ento no Paraná.

» Ex-colega. Sepúlveda foi ministro de 1989 a 2007.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil