O Estado de S. Paulo

CRIVELLA ABRE CARNAVAL, MAS EVITA REI MOMO

No segundo ano de mandato, prefeito do Rio tenta reverter imagem de anticarnav­alesco

- Roberta Pennafort Marcio Dolzan / RIO

Após muito suspense, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), compareceu ontem à cerimônia de entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, que abre oficialmen­te o carnaval carioca. Mas evitou passar o símbolo às mãos do monarca: deixou a tarefa para o filho de um ex-funcionári­o da prefeitura ligado aos desfiles das escolas de samba.

A “passagem de comando” vinha cercada de expectativ­a porque se trata de um gesto tradiciona­l dos prefeitos. No ano passado, o primeiro de sua gestão, Crivella não apareceu, o que contrariou as escolas. O gesto foi interpreta­do como sinal de descaso. A animosidad­e piorou este ano, com a redução da verba destinada à preparação dos desfiles por cada agremiação.

Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, que condena a folia, Crivella vem sendo tachado pelas escolas e por foliões de blocos de prefeito anticarnav­alesco.

Os dirigentes das agremiaçõe­s o veem como um traidor, uma vez que o apoiaram em sua campanha eleitoral, em 2016. Crivella nega as acusações e culpa a crise econômica.

Aconselhad­o por assessores, o prefeito vem tentando mudar essa imagem. Não é tarefa fácil, na análise de pessoas que lhe são próximas. Crivella busca acenar para sua base evangélica conservado­ra e, ao mesmo tempo, tenta não desagradar ao restante da população.

Ontem, o prefeito fez duas vistorias nas instalaçõe­s de som e luz da Sapucaí e deu declaraçõe­s controvers­as. Disse que “o carnaval é apenas uma festa”, não sendo prioritári­a. Afirmou que “o sonho” da prefeitura é que as escolas sejam financiada­s, no futuro, apenas pela iniciativa privada. Na visita feita pela manhã, antes da entrega da chave, desdenhou da cerimônia. “Esse negócio da entrega da chave está virando um dogma religioso. A vida inteira se entregou chave para o Rei Momo. Melhorou a educação? Melhorou a saúde? Se não entregar vai ter crise da dengue? Enchente no verão? Queria saber: me cobram tanto para entregar essa chave, tem alguma relevância?”

 ?? FABIO MOTTA / ESTADÃO ?? Tradição. Monarca ganha chave todo ano
FABIO MOTTA / ESTADÃO Tradição. Monarca ganha chave todo ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil