O Estado de S. Paulo

Israel tem caça derrubado e ataca Síria

Forças militares israelense­s afirmam que troca de fogo com sírios começou após drone iraniano invadir seu espaço aéreo e ter sido abatido

-

Um caça F-16 de Israel caiu na manhã de ontem no norte do país após ter sido alvo de intenso fogo antiaéreo da Síria, informaram as Forças Armadas israelense­s. De acordo com Israel, antes de o jato ter sido derrubado, um drone iraniano que invadiu o espaço aéreo israelense vindo da Síria foi abatido e apreendido. Ataques israelense­s a alvos no país vizinho têm sido frequentes em meio à guerra civil síria.

Os incidentes de ontem parecem ter sido o primeiro embate direto entre Israel e forças iranianas na região da cada vez mais volátil fronteira das Colinas de Golã – o que ameaça ocasionar uma nova escalada na multifacet­ada guerra síria, que já dura sete anos.

As informaçõe­s iniciais sugerem que o F-16 israelense foi atingido pelo fogo antiaéreo sírio, de acordo com o tenente-coronel Jonathan Conricus, porta-voz militar de Israel, apesar de ele ter acrescenta­do que nada tinha sido confirmado oficialmen­te. Os militares israelense­s afirmaram que dois pilotos se ejetaram da aeronave derrubada, seguindo “procedimen­to-padrão”. Um dos pilotos ficou gravemente ferido, como resultado de “uma retirada de emergência”, afirmaram as forças de Israel.

Os israelense­s declararam que realizaram um “ataque em larga escala” contra o Sistema Sírio de Defesa Antiaérea e alvos iranianos na Síria, presumivel­mente em resposta à derrubada do F-16. Os militares de Israel afirmaram posteriorm­ente que o jato tinha caído após a formação em que estava voando ter sido alvo de fogo antiaéreo disparado do solo pelos sírios.

Parece ter sido a primeira vez em décadas, provavelme­nte desde o começo dos anos 80, que um jato israelense foi derrubado por fogo inimigo. No passado, a Síria deu declaraçõe­s falsas afirmando que derrubou aeronaves israelense­s. A queda do jato representa um duro golpe no prestígio de Israel e poderia marcar uma grande mudança, após anos em que o país tem atuado contra alvos na Síria.

Os militares israelense­s afirmaram em um comunicado que consideram “o ataque iraniano e a resposta síria uma violação grave e irregular à soberania israelense” – e acrescenta­ram que estão completame­nte preparados para “ações adicionais”. Após o ataque inicial nas instalaçõe­s de lançamento de drones na Síria, Israel afirmou ontem que atacou outros 12 alvos no território sírio, incluindo 3 baterias de defesa antiaérea e 4 alvos iranianos “que são parte da instalação militar iraniana na Síria”.

O Irã e a Rússia – que têm auxiliadoo governo do presidente Bashar Assad na Síria – negaram ontem qualquer papel na derrubada do jato israelense. O Ministério de Relações Exteriores da Rússia afirmou que estava seriamente preocupado com os mais recentes desdobrame­ntos do

“Relatos sobre a derrubada de um drone iraniano que voava sobre Israel e do envolvimen­to do Irã no ataque contra um jato israelense são ridículos” PORTA-VOZ DA CHANCELARI­A DO IRÃ conflito na Síria e pediu comediment­o a todos os lados. Moscou também declarou que era “inaceitáve­l” colocar em risco vidas de soldados russos na Síria, de acordo com relatos da imprensa.

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou que depois de conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, concordou em continuar coordenand­o ações de segurança entre os dois países. Netanyahu também falou com o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, sobre os confrontos. “Os EUA estão profundame­nte preocupado­s sobre a escalada da violência perto da fronteira de Israel”, disse Heather Nauert, portavoz da chancelari­a americana.

O Ministério de Relações Exteriores do Irã negou que o drone tenha se desviado para dentro do espaço aéreo israelense e qualificou como “ridículos” os relatos de que Israel tinha intercepta­do um drone lançado da Síria, segundo a TV estatal.

“Relatos sobre a derrubada de um drone iraniano que voava sobre Israel e também do envolvimen­to do Irã no ataque contra um jato israelense são ridículos”, afirmou Bahram Qasemi, porta-voz da chancelari­a iraniana. “O Irã somente fornece aconselham­ento militar à Síria”, disse o funcionári­o.

Oficiais do Exército sírio afirmaram que o drone realizava missão de rotina contra o grupo terrorista Estado Islâmico em espaço aéreo sírio. “O Comando de Aliados da Síria rejeita tais alegações (...) o drone que o regime sionista menciona operava no espaço aéreo sírio. Nosso drone decolou do Aeroporto de Tifur e realizava uma missão normal anti-EI sobre a parte síria de Badiyah”, disseram os sírios.

 ?? RAMI SLUSH/AP ?? Destroços. Segundo Israel, pilotos do F-16 atingido conseguira­m se ejetar antes da queda
RAMI SLUSH/AP Destroços. Segundo Israel, pilotos do F-16 atingido conseguira­m se ejetar antes da queda
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil