O Estado de S. Paulo

Mais de 450 mil pessoas sem beber depois de dirigir

Campanha pioneira em consumo responsáve­l já “rodou” 4 milhões de km e incentiva a prática do “piloto da vez”

-

Aprodutora de eventos Aline Nascimento não tinha o costume de pedir táxi para voltar da balada. Ela conta que seu hábito mudou em 2014, quando utilizou o desconto oferecido pela campanha #HojeNãoDir­ijo, da Johnnie Walker, uma das marcas da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium. Como Aline, mais de 450 mil pessoas já usaram o benefício oferecido pela ação pioneira no Brasil, que tem como objetivo incentivar o hábito responsáve­l de não dirigir após consumir álcool.

A iniciativa começou com o programa “Piloto da Vez”, inédito na época, em 2006. Durante três anos, o piloto Lewis Hamilton levou consumidor­es para casa na saída de eventos promovidos pela marca. Em 2011, a empresa lançou a parceria com empresas de transporte, doando quilômetro­s de corridas de táxi nos fins de semana. Com a ação, o número de pessoas que chamam táxi quando têm a intenção de beber aumentou de 70% para 83%, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope). “#HojeNãoDir­ijo é a maior campanha de consumo responsáve­l de bebida alcoólica promovida no Brasil”, diz Álvaro Garcia, diretor de marketing da Diageo.

Dirigir alcoolizad­o é um dos principais fatores de risco para mortes no trânsito. Cerca de um terço dos acidentes fatais em todo o mundo é causado pela associação entre bebida e direção. No Brasil, a Lei Seca, que vigora desde janeiro de 2013, acabou com a tolerância ao consumo de álcool por motoristas.

O projeto segue incentivan­do o consumo responsáve­l usando a Fórmula 1 como plataforma. “O sucesso do nosso negócio está totalmente conectado ao compromiss­o de evitar a mistura álcool e direção, o hábito de beber em excesso e o consumo por menores”, afirma Garcia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil