O Estado de S. Paulo

Novidade italiana

- Marcelo Lima / REPORTAGEM

Com cinco lojas oficiais no Brasil, a Kartell é a principal marca de design italiano em atividade no País, reinando soberana no setor dos móveis de plástico. Seus lançamento­s durante o Salão do Móvel de Milão estão entre os mais aguardados. Lorenza Luti, diretora de marketing da empresa, recebeu o Casa esta semana em Milão para comentar as novidades da próxima edição do Salão do Móvel, em abril.

• A cada edição do Salão, a Kartell elege um tema que funciona como fio condutor de toda coleção. Já decidiram qual será o deste ano?

Sério, serei absolutame­nte sincera: ainda não nos decidimos (risos). Esse é um assunto que tratamos com a maior seriedade porque acaba por se converter quase em um manifesto da nossa empresa. O que posso te adiantar é que vamos falar de estilos de vida. Ou de como nossos móveis conseguem se adaptar aos mais diversos ambientes. Também pretendemo­s dar uma atenção extra a dois setores da nossa produção que vêm ganhando cada vez mais espaço na nossa agenda: o de iluminação decorativa e o de utilitário­s domésticos.

• A pesquisa tecnológic­a em torno do plástico tem direcionad­o, ao longo dos anos, toda a produção da Kartell. Depois de tantas inovações, qual será a próxima fronteira a ser transposta?

Sim, de fato, a inovação é um elemento determinan­te na nossa história. Depois de décadas, nas quais a cor, apesar de sua cartela limitada, era o elemento chave de nossas coleções, a partir do início deste século, a transparên­cia, associada ou não a ela, se tornou o motor propulsor. Hoje, acredito, nossa produção caminha em direção a uma maior variedade de texturas que produzam novas sensações de toque, para além do liso. E, ainda, a um olhar renovado sobre a cor.

Poderia antecipar alguns dos lançamento­s ?

Sim, claro. Comecemos pela Matrix Chair, projetada por Tokujin Yoshioka com sua superfície 3D que dá à cadeira um visual hi-tech. Já de Philippe Starck vamos apresentar nada menos que três novos móveis: Veneza, uma poltrona baixa, de estilo discreto. Outro projeto dele, a Catwalk é dedicada ao mundo da alta moda e indicada para uso interno e externo. Por fim, Cara é a pura expressão do conceito de “menos é mais”.

Ela é a demonstraç­ão prática de quanto menor for, melhor poderá ser.

 ??  ?? Inspiração para a Catwalk veio do mundo da alta moda; é indicada para uso interno e externo Cara, um dos lançamento­s previstos, traz o conceito de “menos é mais” e foge à regra de poltronas grandes
Inspiração para a Catwalk veio do mundo da alta moda; é indicada para uso interno e externo Cara, um dos lançamento­s previstos, traz o conceito de “menos é mais” e foge à regra de poltronas grandes
 ??  ?? Projetada por Tokujin Yoshioka, a cadeira Matrix ganha visual hi-tech com superfície 3D a partir de uma forma simples
Projetada por Tokujin Yoshioka, a cadeira Matrix ganha visual hi-tech com superfície 3D a partir de uma forma simples
 ??  ??
 ??  ?? c
Veneza, poltrona de Philippe Starck, é uma homenagem à cidade e ao histórico bar Harry's FOTOS: KARTELL
c Veneza, poltrona de Philippe Starck, é uma homenagem à cidade e ao histórico bar Harry's FOTOS: KARTELL
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil