O Estado de S. Paulo

Há dez anos, ‘Tropa de Elite’ era premiado com o Urso de Ouro

José Padilha volta à capital alemã para exibir, fora de concurso, seu novo filme de ação, ‘7 Dias em Entebbe’

- / L.C.M.

Sempre interessad­o em questões de segurança, o diretor brasileiro José Padilha comemora na Berlinale de 2018 os dez anos de seu Urso de Ouro pelo longa Tropa de Elite apresentan­do, fora de concurso, seu novo filme. Tem sido uma década prodigiosa para Padilha, que se converteu em um diretor de carreira internacio­nal. Seu remake de RoboCop não obteve muita repercussã­o, mas a série sobre Pablo Escobar ganhou elogios da crítica e fez sucesso de público. Padilha mostra agora dentro da competição, mas fora de concurso – existe a categoria, por mais esdrúxula que pareça –, 7 Dias em Entebbe.

Em meados de 1976, terrorista­s desviaram um jato de passageiro­s para o aeroporto internacio­nal de Entebbe, em Uganda. O governo local não apenas apoiou os sequestrad­ores – o presidente/ditador Idi Amin Dada solidarizo­u-se com eles. Em 4 de julho, uma missão israelense de contraterr­orismo conseguiu ocupar militarmen­te o aeroporto e libertar os reféns. A chamada ‘Operação Entebbe’ virou paradigma e é considerad­a por especialis­tas a mais perfeita e complexa operação de resgate de todos os tempos. Naquele mesmo ano, no calor da hora, foram realizados dois filmes para a TV, dirigidos por Irvin Kershner, realizador do cultuado Império Contra-Ataca, e Marvin J. Chomsky, com a participaç­ão de Elizabeth Taylor.

Decorridos mais de 40 anos, e em meio à ascensão da direita em todo o mundo, à retórica militarist­a do presidente Donald Trump e à paranoia devido a novos ataques do terror, etc, Padilha volta a Entebbe para retomar sua eterna discussão sobre a segurança. O filme é uma coprodução entre Grã-Bretanha e EUA, interpreta­da por Rosamund Pike, Daniel Brühl e Vincent Cassel, entre outros.

O diretor já tem pronta, com previsão de estreia em março, a primeira temporada de uma série sobre a Lava Jato na Netflix, O Mecanismo. Muita gente, sem ter visto o novo trabalho, já comparou o juiz Sérgio Moro com o Capitão Nascimento. Padilha diz que não filma para criar heróis. Só no Brasil, o Capitão Nascimento foi visto como um. 7 Dias em Entebbe e O Mecanismo prometem muita polêmica.

 ?? TOBIAS SCHWARZ / REUTERS – 16/2/2008 ?? Prestígio. Brasileiro conquistou espaço fora do País
TOBIAS SCHWARZ / REUTERS – 16/2/2008 Prestígio. Brasileiro conquistou espaço fora do País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil