O Estado de S. Paulo

Vera Magalhães

Com o fim do carnaval, Luciano Huck começará a pôr na rua o bloco da candidatur­a presidenci­al.

- E-MAIL: VERA.MAGALHAES@ESTADAO.COM TWITTER: @VERAMAGALH­AES POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/VERA-MAGALHAES/

Com o fim do Carnaval, Luciano Huck começará, aos poucos, a colocar na rua o bloco da pré-campanha presidenci­al. O apresentad­or de TV aproveitou a folia para manter conversas com o estafe com o qual pretende contar quando tornar públicas suas intenções políticas. Por ora, vai construind­o um time responsáve­l pela logística financeira, condição essencial para dar a largada em qualquer projeto.

Além do padrasto, Andrea Calabi, Huck conta, nessa seara, com o empresário Eduardo Mufarej, presidente da Somos Educação e sócio do grupo Tarpon Investimen­tos, além de cabeça do movimento Renova BR, que assumiu a missão de tesoureiro provisório – função que deve replicar caso a campanha seja oficializa­da. Além dele, engrossa o time organizaci­onal o economista Fuad Noman, que atuou nas equipes de Aécio Neves e Antonio Anastasia, atualmente secretário do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e amigo de Calabi.

Huck deve fazer reuniões nos próximos dias com especialis­tas em marketing político e pesquisas qualitativ­as. Enquanto perscruta o terreno, adota o discurso público – apresentad­o, por exemplo, ao Tribunal Superior Eleitoral – de que não é candidato a nada. Quando colocar a cabeça para fora, o fará com o discurso de que é preciso construir um caminho para o País para além da polarizaçã­o entre partidário­s radicais de Lula e de Jair Bolsonaro – não por acaso, Fernando Henrique Cardoso, um de seus principais interlocut­ores, disse que o Brasil precisa de “construtor­es”.

Dirá que, caso seja candidato e se eleja, pretende governar com “os melhores” de cada denominaçã­o política. Aliados do apresentad­or dizem que ele tem, inclusive, bom canal com o PT, por intermédio do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad – consultado ontem pela coluna, o petista negou contato recente com Huck e disse que a última vez em que estiveram juntos foi em um almoço quando ainda era prefeito.

Também costuma fazer elogios ao projeto de educação do ex-governador do Ceará Cid Gomes, irmão de um possível adversário caso leve adiante a candidatur­a, o também exministro Ciro Gomes (PDT). No PPS, provável porto do neófito na política, além de Roberto Freire e Raul Jungmann tem sido um ator importante o relator da reforma da Previdênci­a, Arthur Maia, que conversa regularmen­te com Huck sobre seu projeto presidenci­al.

Por fim, a Globo já recebeu sinais de que seu empregado pode deixar o time para trilhar novos caminhos, e a família, antes reticente ao projeto, já aceita a ideia com mais naturalida­de.

 ?? LEONARDO BENASSATTO/REUTERS-27/11/2017 ?? Sem rasgar a fantasia. Huck age nos bastidores, mas prepara campanha
LEONARDO BENASSATTO/REUTERS-27/11/2017 Sem rasgar a fantasia. Huck age nos bastidores, mas prepara campanha
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil