O Estado de S. Paulo

Fed está atento às turbulênci­as, diz Powell

Ontem, Bolsas americanas fecharam em leve alta; na Europa, movimento foi de queda

- DAYTON, EUA

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou ontem em cerimônia de posse como chefe do banco central americano que o Fed continuará observando os riscos sobre a estabilida­de financeira e preservará melhorias “essenciais” na regulação financeira.

Powell, falando após a queda do mercado que cortou 10% do valor dos principais índices acionários dos Estados Unidos, afirmou que o Fed “preservará os ganhos essenciais na regulação financeira ao mesmo tempo que busca garantir que nossas políticas sejam tão eficientes quanto possível. Continuare­mos alertas a qualquer risco à estabilida­de financeira”.

Powell assumiu oficialmen­te na semana passada, mas ontem foi realizada uma cerimônia de posse da qual participar­am parentes e amigos. O juramento foi conduzido por Randall Quarles, vice-presidente do Fed para regulação financeira e amigo de longa data do novo presidente do banco central.

Powell assume o Fed após um período de relativa calma nos mercados financeiro­s ter sido interrompi­do por preocupaçõ­es com o aumento da taxa de juros nos EUA e déficits orçamentár­ios no país. Ele não falou explicitam­ente sobre essas questões em suas declaraçõe­s nem mencionou as perspectiv­as para a política monetária dos Estados Unidos.

Mercado. As bolsas americanas fecharam ontem em alta pela terceira sessão seguida, ainda se recuperand­o de duas semanas de forte queda, provocadas pelo temor de um superaquec­imento da economia. O índice Dow Jones fechou em alta de 0,16%; o S&P 500 subiu 0,26%; e o Nasdaq ganhou 0,45%. As bolsas começaram o dia em queda e permanecer­am em território negativo até o meio da tarde, quando ações de bancos passaram a impulsiona­r os índices.

Apesar disso, nos níveis atuais, o mercado de ações americano ainda amarga perdas de cerca de 7% desde a máxima do ano no mês passado.

Já as principais praças europeias fecharam em ligeira queda, após também terem começado a semana em alta. Em Londres, o FTSE-100 encerrou em queda de 0,13%; em Paris, o CAC-40 caiu 0,60%; e em Frankfurt, o DAX teve baixa de 0,70%.

Projeção. Para a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, a recente onda de vendas nos mercados acionários e o salto na volatilida­de não prejudicar­ão as fortes perspectiv­as da economia dos EUA. Ela ainda fez um alerta contra reações exageradas à turbulênci­a nos mercados financeiro­s. “Embora uma queda mais profunda e persistent­e nos mercados acionários possa prejudicar a confiança e levar a um recuo na tomada de risco e nos investimen­tos, os movimentos que temos visto estão longe desse cenário”, disse Loretta sobre a queda dos mercados acionários.

O recuo de mais de 10% aconteceu, disse Loretta, apenas após um período de recordes e, “por enquanto, acredito que a economia passará por esse episódio de turbulênci­a do mercado e não mudei meu cenário. Na minha visão, os fundamento­s básicos que sustentam a economia são sólidos”.

As declaraçõe­s são um sinal importante de uma das autoridade­s do banco central americano que tem mostrado forte preocupaçã­o sobre a estabilida­de do mercado financeiro e com a perspectiv­a de que o Fed pode arriscar uma aceleração da inflação ao não elevar a taxa de juros rápido o suficiente.

Loretta disse que no momento sente que os juros deveriam subir a um ritmo “similar ao do ano passado”, quando o Fed elevou a taxa básica dos EUA três vezes. A perspectiv­a é de três altas neste ano também.

Nas últimas duas semanas, a preocupaçã­o de que o avanço da inflação nos Estados Unidos forçaria o Fed a aumentar as taxas de juros mais rapidament­e do que o esperado provocou forte volatilida­de no mercado global de ações.

“Continuare­mos alertas a qualquer risco à estabilida­de financeira.” Jerome Powell

PRESIDENTE DO

FEDERAL RESERVE (FED),

O BANCO CENTRAL AMERICANO

 ?? JOSHUA ROBERTS/REUTERS-28/11/2017 ?? Mudança. Jerome Powell foi indicado pelo presidente Donald Trump para substituir Janet Yellen no comando do Fed
JOSHUA ROBERTS/REUTERS-28/11/2017 Mudança. Jerome Powell foi indicado pelo presidente Donald Trump para substituir Janet Yellen no comando do Fed

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil