O Estado de S. Paulo

App de transporte

Com nova regra, app vai bloquear corridas para parceiros que atingirem o limite de 12 horas por dia

-

Uber tenta limitar jornada de motorista a 12 horas por dia.

Os motoristas do aplicativo de transporte Uber ficarão impedidos pela empresa de fazer longas jornadas ininterrup­tas ao volante – ao menos nos Estados Unidos. A empresa anunciou ontem uma atualizaçã­o de seu aplicativo no país que não permitirá que os motoristas façam jornadas de mais de 12 horas sem uma pausa.

O movimento faz parte de uma série de iniciativa­s para combater a fadiga de motoristas e, por consequênc­ia, reduzir o número de acidentes. Ainda não se sabe se a nova regra chegará ao Brasil.

Pela nova regra do serviço, caso estoure o tempo, o condutor terá de fazer uma pausa de seis horas descansand­o. O mesmo vale para quem quiser dirigir mais do que 12 horas em um intervalo de até 18 horas, mesmo que fazendo pausas curtas durante o período.

O aplicativo vai bloquear corridas até que o prestador de serviço se enquadre no período mínimo de descanso. A expectativ­a é de que a atualizaçã­o comece a funcionar nos Estados Unidos dentro das próximas duas semanas.

Segundo o Uber, os motoristas receberão avisos quando estiverem perto de completar o limite de horas permitido – o primeiro comunicado será feito quando eles chegarem a dez horas ininterrup­tas ao volante. Outro aviso virá uma hora depois e o último, a meia hora do limite final.

“Precisamos manter nossos motoristas e usuários seguros”, afirmou Sachin Kansal, diretor de produto do Uber, ao jornal americano The Washington

Post, para justificar a mudança.

Drible nas regras. Não é a primeira vez que o Uber toma uma medida do tipo – desde o início de 2018, os motoristas parceiros da empresa no Reino Unido têm de fazer pausas de seis horas a cada dez trabalhada­s.

No entanto, uma reportagem do site The Business Insider ressalvou que esse tipo de ferramenta para impedir a fadiga dos motoristas está longe de ser infalível. Se um motorista trabalhar para diferentes aplicativo­s – o que é bem comum neste segmento, em que o prestador de serviço é considerad­o um parceiro de negócios –, será fácil “driblar” esse limite. Basta o motorista do Uber passar a atender por outro app assim que atingir o limite da empresa.

 ?? RICHARD PERRY/THE NEW YORK TIMES-4/9/2012 ?? Foco. Objetivo é garantir segurança de clientes, diz Uber
RICHARD PERRY/THE NEW YORK TIMES-4/9/2012 Foco. Objetivo é garantir segurança de clientes, diz Uber

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil