O Estado de S. Paulo

Jaguar D-Type volta à linha de produção

Marca inglesa fará 25 unidades do esportivo dos anos 50

-

AJaguar está dando vida nova a um dos carros de corrida mais icônicos da história: o D-Type está sendo ressuscita­do pela divisão de modelos clássicos da marca inglesa. Serão apenas 25 unidades fabricadas em processo artesanal, nas instalaçõe­s da divisão Jaguar Land Rover Classic Works.

O plano original da marca era ter construído 100 exemplares do modelo, a partir de 1955, mas apenas 75 foram finalizado­s. Por isso, as 25 unidades desta edição limitada vêm para completar o ciclo.

Tricampeão da 24 horas de Le Mans (de 1955 a 1957), o DType trazia motor XK de seis cilindros, especifica­ção que será mantida nos novos exemplares. A ideia é oferecê-los em versões de carroceria com nariz curto (de 1955) ou alongado (de 1956), como no passado.

Esta é a terceira vez que a Jaguar retoma a produção de um modelo clássico. Entre 2014 e 2015, foram fabricados seis exemplares do E-type Lightweigh­t. Em 2017 e 2018, a marca reeditou o XKSS.

FIAT-CHRYSLER

A FCA vai começar a comprar e restaurar modelos antigos de Fiat, Lancia, Alfa Romeo e Abarth, para revendê-los a colecionad­ores. Cinco modelos já foram restaurado­s pelo programa, sendo dois Alfa (um Spider de 1991, de propriedad­e da Fiat desde novo, e um SZ de 1989, com carroceria feita pela Zagato e motor 3.0 V6), um Fiat 124 Spider Europa Pininfarin­a, com apenas 10 mil km rodados, além de dois Lancia: um Fulvia Coupé Monte Carlo de 1973 e um Appia Coupé 1959.

 ?? JAGUAR ?? Esportivo inglês será produzido artesanalm­ente pela divisão Classic Works da Jaguar Land Rover
JAGUAR Esportivo inglês será produzido artesanalm­ente pela divisão Classic Works da Jaguar Land Rover
 ?? FCA ?? A FCA restaurou cinco modelos, entre os quais um Alfa Spider
FCA A FCA restaurou cinco modelos, entre os quais um Alfa Spider

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil