O Estado de S. Paulo

‘A SITUAÇÃO NÃO ESTÁ FORA DE CONTROLE’

General diz que não vai ter papel da PM ou da secretaria da Segurança. ‘Trabalhare­mos em conjunto’, afirma

- Tânia Monteiro / BRASÍLIA

Comandante militar do Leste, Walter Braga Netto afirmou que a situação da violência no Rio não é tão ruim e disse haver “muita mídia”. “Precisamos do apoio do governo e vamos atuar em conjunto.”

Nomeado intervento­r na Segurança Pública do Rio de Janeiro, o general Walter Braga Netto, comandante Militar do Leste, afirmou que a situação da violência no Estado não está tão ruim. No Palácio do Planalto, questionad­o sobre o tema, o general disse haver “muita mídia”.

Durante a entrevista coletiva, ao lado dos ministros do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), Sérgio Etchegoyen, e da Defesa, Raul Jungmann, o general pouco falou. Braga Netto disse que tinha “acabado de receber a missão”, que ainda “estava em fase de planejamen­to” e, por isso, não poderia adiantar como será o trabalho de intervento­r na segurança pública do Rio. Em entrevista ao Estado, afirmou que “a situação é grave, mas não está fora de controle”.

Afinal, a situação no Rio não é grave? Vai ser possível solucionar a criminalid­ade?

A situação é grave, mas não está fora de controle. Vamos trabalhar juntos para tentar resolver os problemas.

Como será o trabalho que o sr vai desenvolve­r? Já tem medidas?

Estamos ainda em fase de planejamen­to. Precisamos do apoio do governo e vamos atuar em conjunto.

O sr. vai nomear um general ou coronel para comandar a Secretaria de Segurança Pública, e as Polícias Militar e Civil?

Ainda estamos começando a discutir e fazer o planejamen­to, como disse. Não há decisão ainda sobre o que faremos. Mas quero dizer que nós não assumiremo­s o papel da Secretaria de Segurança ou da Polícia Militar. Nós trabalhare­mos em conjunto, com já fizemos em algumas outras situações anteriores, embora agora haja umas diferenças. Não queremos assumir o papel deles, mas, nesta fase, orientar um trabalho para tentar conter a violência.

O que se viu nestes dias de carnaval foi de uma cidade sem segurança.

Problemas existem e eles ocorreram nestes dias sim. Vamos tentar resolver. Mas quero lembrar que na maioria dos blocos que são tradiciona­is no Rio não houve graves problemas e as pessoas estavam à vontade.

 ?? ANDRE DUSEK/ESTADÃO ??
ANDRE DUSEK/ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil