O Estado de S. Paulo

Terremoto de 7,2 graus atinge o sul do México

Tremor com epicentro em Oaxaca levou pânico também à Cidade do México; em setembro, quase 300 morreram

- CIDADE DO MÉXICO

Um forte terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu ontem a região central e o sul do México, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês). Prédios na Cidade do México balançaram por mais de um minuto e tiveram de ser esvaziados. O tremor também foi sentido nos Estados de Guerrero, Oaxaca e Puebla.

Até as primeiras horas da madrugada, não havia relato de vítimas. O epicentro foi na localidade de Pinotepa Nacional, no Estado de Oaxaca, às 17h39 locais (21h39 em Brasília), perto da costa do Pacífico, com uma profundida­de de 25 quilômetro­s, segundo o USGS. Não houve alerta de tsunami.

Imagens de TV mostraram milhares de pessoas nas ruas no centro da Cidade do México. Muitas celebravam o ano novo chinês. Fotos e vídeos postados nas redes sociais mostraram prédios chacoalhan­do e algumas construçõe­s danificada­s.

O ministro do Interior, Alfonso Navarrete, disse que o sismo provocou danos superficia­is em algumas construçõe­s em Oaxaca, mas não havia informaçõe­s sobre mortos ou feridos.

De acordo com o Serviço Sismológic­o Nacional do México, o país se encontra em uma zona de alta atividade sísmica em razão da interação de cinco placas tectônicas: a da América do Norte, dos Cocos, do Pacífico, da Rivera e do Caribe.

Em setembro de 2017, um terremoto de 7,1 graus na escala Richter deixou 293 mortos e edifícios destruídos e pilhas de escombros na capital e em mais cinco Estados mexicanos.

 ?? EDGARD GARRIDO/REUTERS ?? Susto. Habitantes da Cidade do México são socorridos
EDGARD GARRIDO/REUTERS Susto. Habitantes da Cidade do México são socorridos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil