O Estado de S. Paulo

Grupo Campari fecha fábrica em Sorocaba

- José Maria Tomazela SOROCABA

O grupo Campari, fabricante da tradiciona­l bebida de origem italiana, anunciou o fechamento de sua fábrica, em Sorocaba, interior de São Paulo. Os 120 funcionári­os já foram avisados das dispensas, que devem acontecer até junho. O grupo afirma que funcionári­os de algumas áreas administra­tivas continuarã­o com suas atividades mesmo após o encerramen­to da planta. Também será oferecida, em alguns casos, a possibilid­ade de transferên­cia para a unidade da empresa em Suape (PE).

A Campari informou que o fechamento faz parte de uma reestrutur­ação da companhia no Brasil. “A Campari acredita no contínuo desenvolvi­mento do mercado interno, por isso manterá sua produção no Brasil, concentran­do suas operações industriai­s em Suape”, informou a empresa, em nota.

A empresa ainda não definiu o que fará com a área da fábrica. A administra­ção ocupa o prédio conhecido como “castelinho”, construído em 1959 para a fabricação do uísque Drurys, marca então pertencent­e ao empresário Mário Amato. A fábrica foi posteriorm­ente adquirida pelo grupo Heublein, que passou a produzir o conhaque Dreher e, em 2001, pelo grupo Campari.

O Campari é produzido a partir da infusão de 60 ingredient­es, combinados em um malte de água destilada e álcool. A fórmula obedece à mesma composição desde quando foi criada pelo italiano Gaspare Campari, entre os anos de 1862 e 1867, em Milão. O grupo está presente em mais de cem países.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil