O Estado de S. Paulo

Vale bate recorde de produção, mas vendas registram leve queda

Empresa anunciou o resultado de sua produção a poucos dias da divulgação do balanço do ano passado

- /

A mineradora Vale alcançou produção recorde de minério de ferro no ano passado, ao atingir um volume de 366,5 milhões de toneladas. Na comparação com 2016, a produção cresceu 5,1%. O resultado ficou dentro da meta que a empresa havia estabeleci­do para 2017, que variava entre 360 milhões e 380 milhões de toneladas de minério.

Entretanto, a maior produtora global de minério de ferro revelou que as vendas da commodity em 2017 caíram 0,7% ante 2016, para 291,329 milhões de toneladas. “A escolha da empresa parece permanecer solidament­e atrás do mantra de perseguir valores e não volumes de vendas, que foi o lema da companhia nos últimos 12 a 18 meses”, disseram os analistas Paul Gait e Jonathan Absolon, do Bernstein, em relatório a clientes.

O recorde da produção de minério de ferro, destacou a mineradora brasileira, ocorreu principalm­ente por conta do aumento de produção do projeto S11D, que teve início no fim de 2016. A companhia informou ainda que o cronograma segue conforme o planejado.

A produção ficou perto do piso das expectativ­as, explicou a mineradora, porque houve redução dos volumes de produção do minério de alta sílica, que é aquele de mais baixa qualidade, nos Sistemas Sul e Sudeste, diante da estratégia da companhia de maximizar margens.

Para 2018, a Vale confirmou, no mesmo documento, sua projeção de produzir em torno de 390 milhões de toneladas de minério de ferro, número que já havia divulgado em dezembro do ano passado.

O relatório de produção antecede o relatório de desempenho financeiro referente ao quarto trimestre de 2017, para a próxima terça-feira, após o fechamento dos mercados.

“Enquanto a Vale aumenta o foco na qualidade, esperamos que tenha um efeito positivo nos preços realizados no quatro trimestre”, disseram analistas do JP Morgan, em relatório a clientes.

Adiamento. A intenção da mineradora de priorizar a rentabilid­ade fez com que a companhia adiasse para 2018 alguns contratos que deveriam ter sido fechados no fim do ano passado. A produção de minério da Vale no quarto trimestre atingiu 93,4 milhões de toneladas, alta de 1,1% ante o mesmo período de 2016. As vendas da commodity caíram 31%, em igual comparação.

“Em outras palavras, a Vale poderia ter vendido mais, mas optou por não fazê-lo. Isso foi feito para suportar os preços do minério de ferro, mas também para permitir que a Vale tenha mais material para o primeiro trimestre, quando a produção é geralmente menor devido às chuvas no Brasil”, afirmaram os analistas do banco JP Morgan.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil