O Estado de S. Paulo

Troca-troca de ministros causa disputa na base

- COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Faltando pouco mais de um mês para que os ministros-candidatos deixem os cargos, a base aliada do governo começa a disputar as indicações dos substituto­s. Cerca de 14 vão entregar suas pastas até 7 de abril. Antes mesmo do prazo final, uma ala do MDB pede ao Planalto a cabeça do ministro Osmar Terra (Desenvolvi­mento Social), filiado ao partido, alegando insatisfaç­ão. No lugar, emedebista­s querem emplacar o deputado Jones Martins (RS). O Ministério do Turismo, que ficará vago com a saída de Marx Beltrão, também é alvo de briga na sigla.

» Caminho errado. O chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Henrique Sobral, se movimenta para ocupar a pasta do Turismo com a ajuda do líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE), o que irritou a bancada do MDB, dona da vaga.

» Embaralhou. A substituiç­ão no Ministério da Educação movimenta o DEM. A bancada não gostou de saber que a tucana Maria Helena Guimarães pode ficar com a vaga ocupada hoje pela sigla.

» Tête-à-tête. O ministro Mendonça Filho diz que vai “ter uma conversa franca” com o presidente Temer antes de se posicionar sobre seu substituto no MEC.

» Menos. O protagonis­mo do ministro Moreira Franco no episódio da intervençã­o na segurança do Rio incomoda aliados do presidente. Pontuam que é Temer e não o ministro quem deve capitaliza­r a medida.

» Alívio. A demissão de Luislinda Valois do Ministério dos Direitos Humanos é tratada no governo como notícia positiva ao lado da aprovação pelo Congresso do decreto de intervençã­o na segurança do Rio.

» #ficaadica. Auxiliares de Temer dizem que ele teve com Luislinda a mesma paciência que dispensa ao governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB). Só que uma hora ela acabou.

» Fico aqui. Quem especulou sobre a ida do ministro Sérgio Etchegoyen, do GSI, para o Ministério da Segurança Pública ouviu como resposta que seria despir um santo para cobrir outro.

» Empacou. Relator de processo que pode levar à cassação de 11 dos 24 deputados estaduais de Sergipe, o presidente do TSE, ministro Luiz Fux, está há dois anos com o caso parado em seu gabinete.

» O caso. O TRE condenou os deputados à perda de mandato por usarem verba pública em benefício de suas candidatur­as em 2014. Sem a decisão do TSE, todos poderão disputar a eleição deste ano.

» Com a palavra. A assessoria do ministro Fux diz que ele não comenta o caso. » Drible. Pré-candidato ao governo paulista, José Aníbal se assustou com o voto do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, na reunião da executiva da sigla, anteontem, favorável à realização das prévias estaduais em março.

» Sinais. Aliado do governador paulista Geraldo Alckmin, Duarte votou como queria o grupo do prefeito João Doria, pré-candidato ao governo de São Paulo, e não seus adversário­s na disputa estadual.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? » CLICK. A bancada federal do PSDB de Minas Gerais decidiu defender candidatur­a própria ao governo do Estado. O nome mais cotado é o do senador Antonio Anastasia.
DIVULGAÇÃO » CLICK. A bancada federal do PSDB de Minas Gerais decidiu defender candidatur­a própria ao governo do Estado. O nome mais cotado é o do senador Antonio Anastasia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil