O Estado de S. Paulo

Willian brilha, mas Messi salva o Barça

Brasileiro tem grande atuação e faz o gol do Chelsea; argentino aproveita a única chance e evita derrota catalã

- LONDRES

Willian fez uma grande partida, foi o melhor jogador em campo no Stamford Bridge, e marcou o gol do Chelsea. Mas o Barcelona tem Messi. Apagado durante a maior parte do jogo, o argentino aproveitou a única chance real que teve, garantiu o empate por 1 a 1 que dá a seu time ligeira vantagem, uma vez que o confronto de volta, em 14 de março, vai ser disputado no Camp Nou.

Para Willian, o duelo de ontem teve conotação especial. Nome certo na lista da seleção brasileira que Tite levará para a Copa do Mundo, o meia vinha sofrendo para garantir seu espaço no Chelsea de Antonio Conte. Graças à grande atuação que teve no fim de semana, em jogo pela Copa da Inglaterra, garantiu um lugar no time contra o Barça. E não decepciono­u.

O brasileiro comandou o time londrino, participou de praticamen­te todas as jogadas ofensivas e poderia ter saído de campo como herói, não fosse a trave impedir que marcasse em duas oportunida­des, antes que finalmente balançasse a rede.

Os dois chutes na trave de Willian, aliás, foram consequênc­ias de belas conclusões: na primeira, aos 32 minutos e num

momento em que o Chelsea começava a se assentar em campo após um domínio inicial dos catalães, ele arriscou de fora da área, após tirar Busquets da jogada; na segunda, também batendo de longe, aproveitou raro espaço dado pela defesa rival.

De tanto tentar, Willian finalmente marcaria aos 16 minutos da etapa final. Numa jogada em que todo mundo esperava um cruzamento para a área, Hazard encontrou o brasileiro próximo à meia-lua. Ele dominou, ajeitou para a perna direita e bateu firme, com bastante curva, fazendo a bola morrer no canto esquerdo de Ter Stegen.

Com a vantagem construída pelo meia, o Chelsea parecia ter o triunfo em mãos, mas bastou uma falha infantil de Christense­n, que tentou uma bola rasteira, cruzada, na frente da área inglesa. Errou o passe e a bola caiu nos pés de Iniesta. Ele dominou já tirando de Azpilicuet­a e encontrou Messi na entrada da área. Com a frieza habitual, o argentino apenas deslocou o goleiro e deu o empate ao Barcelona. Foi a primeira vez que ele fez um gol contra o Chelsea, em nove partidas.

O jogo estava com 29 minutos. Depois do empate, o Chelsea até tentou martelar a defesa catalã, mas deu espaço para alguns contra-ataques, passou por situações de perigo, e não obteve a vitória que poderia fazer a diferença na Catalunha.

“Merecíamos a vitória, eles tiveram mais posse de bola, mas criamos as melhores chances’’, disse Willian, lamentando as bolas na trave. “Fomos azarados.’’

Na Alemanha. O Bayern de Munique teve vida bem mais tranquila contra o Besiktas, de Anderson Talisca. Em casa, no Allianz Arena, fez 5 a 0 e encaminhou a classifica­ção às quartas de final. Thomas Müller e Lewandovsk­i marcaram duas vezes cada e Coman completou a goleada.

Hoje, dois jogos encerrarão a fase de ida das oitavas de final: Sevilla x Manchester United e Shakhtar x Roma.

 ?? MATTHEW CHILDS/REUTERS ?? Noite de gala. Willian chuta para marcar o gol do Chelsea contra o Barcelona; meia brasileiro fez grande partida e foi o melhor jogador em campo
MATTHEW CHILDS/REUTERS Noite de gala. Willian chuta para marcar o gol do Chelsea contra o Barcelona; meia brasileiro fez grande partida e foi o melhor jogador em campo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil