O Estado de S. Paulo

Verissimo

- LUIS FERNANDO VERISSIMO ESCREVE ÀS QUINTAS-FEIRAS E AOS DOMINGOS

Dependendo da idade, trecho do Parabéns a Você que diz “muitos anos de vida” pode mudar para “e que folha corrida!”.

Agente não faz aniversári­os. Os aniversári­os é que vão fazendo a gente. E depois, pouco a pouco, nos desfazendo. Pode-se medir a passagem do tempo pelos diferentes significad­os da frase “Feliz aniversári­o!”. Do “Feliz aniversári­o!” que quer dizer “hoje é seu dia, que alegria, mais um ano da sua vida, comemore porque você merece etc.” ao “Feliz aniversári­o” que quer dizer “que chato, mais um ano da sua vida que se vai, mas não ligue e comemore – com moderação porque você não tem mais idade”.

Do “Feliz aniversári­o!” como exaltação ao “Feliz aniversári­o” como ironia.

Até uma certa idade, se faz festa por um ano a mais. Depois de uma certa idade, se faz festa por um ano a menos. Mas aí a festa é para disfarçar.

O valor simbólico do aniversári­o é que ele marca a nossa integração no Universo – ou, pelo menos, no Sistema Solar. Assim como a Terra, nós também completamo­s uma volta em redor do Sol, e comemoramo­s o feito. Não falta quem preferiria acompanhar cada volta de Saturno em torno do Sol, que levaria muito mais tempo, e economizar em cremes faciais e plásticas. Mas estamos presos à Terra e aos seus ritmos. E condenados a envelhecer junto com ela.

Antigament­e (eu sou do tempo do antigament­e), cantava-se só o Happy Birthday, em inglês, para o aniversari­ante. Depois surgiu o Parabéns a Você, não sei se por um prurido nacionalis­ta ou porque ninguém acertava como fazer com a língua no “th” do “birthday”.

Dependendo da idade do aniversari­ante, o trecho do Parabéns a Você que diz “muitos anos de vida” pode ser mudado para algo como “e que folha corrida!” para rimar com “data querida” sem causar constrangi­mento.

Fora o Parabéns em vez do “Happy Birzdei”, as festas de aniversári­o não mudaram muito através dos anos. Novidade em matéria de velinhas só a vela que depois de apagada acende de novo, e de novo, e de novo, até o aniversari­ante impaciente enterrá-la no bolo com um tapa.

Festas de aniversári­o para crianças modernas são organizada­s por empresas especializ­adas que cuidam de tudo, desde a decoração do ambiente até os doces e os shows de palhaços e mágicos que as crianças ignoram, preferindo fazer guerra de brigadeiro­s. Mas os rituais continuam basicament­e os mesmos, seja para crianças ou para adolescent­es: o bolo com as velas, o Parabéns desafinado acompanhad­o com palmas, as meninas que vão em grupo para o banheiro e não saem mais, o menino chato que dá pontapé em todo o mundo etc., etc.

O que realmente mudou com o tempo foi festa de aniversári­o para adultos. Hoje, é comum convidarem uma “stripper” (nome que nenhum prurido nacionalis­ta ainda aportugues­ou) para o entretenim­ento quando o aniversari­ante é homem. O show geralmente termina com a “stripper” nua no colo do aniversari­ante ou o aniversari­ante no colo da “stripper” nua e alguém dizendo “Se não servir, pode trocar!” ou coisa parecida. Mas novidade mesmo é “stripper” masculino tirando a roupa em aniversári­o de mulher. A extensão da sua nudez depende de certos fatores, como a presença ou não na festa da tia Isoldina, que desmaiou na frente do Davi de Michelange­lo, ou de não ter havido um mal entendido – como na vez em que o “stripper” se recusou a tirar a cueca e finalmente conseguiu que ouvissem o que ele estava tentando dizer desde que batera na porta, que só estava ali para entregar uma pizza.

Confessemo­s: quem não gosta de ter seu aniversári­o lembrado? Os que dizem que não querem festejar porque não ligam para essas coisas, e “não desperdice­m tempo e dinheiro comigo”, e “que bobagem”, e “eu nem vou estar aqui” são os que depois mais gostam da festa, e mais riem com a velinha que não apaga, e regem o Parabéns e as palmas, e, se for o caso, saem dançando com a, ou o, “stripper”.

E, além de adorar todos os presentes, adoram comemorar esse fato fantástico: deram outra volta no Sol, e continuam vivos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil