O Estado de S. Paulo

Conselheir­o cita ‘mesada’ na casa de Picciani

- Constança Rezende / RIO

Ex-presidente do Tribunal de Contas Estado do Rio (TCERJ), Jonas Lopes de Carvalho Júnior afirmou ontem à Justiça que acertou uma “mesada” dos empresário­s de ônibus para os conselheir­os do órgão na casa “com vista para o mar” do presidente afastado da Assembleia Legislativ­a do Rio (Alerj), Jorge Picciani (MDB), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.

O suposto encontro teria ocorrido após o TCE ter feito uma devassa nas contas do Bilhete Único que atingiu empresas ligadas à Federação das Empresas de Transporte­s de Passageiro­s do Rio (Fetranspor). Lopes prestou depoimento em audiência da Lava Jato no Rio, na 7.ª Vara Federal Criminal.

Segundo Lopes, ele foi chamado por Picciani, atualmente preso, depois que o TCE detectou R$ 90 milhões em créditos expirados do Bilhete Único. Na reunião também estaria José Carlos Lavouras, ex-conselheir­o da Fetranspor, que teria oferecido R$ 70 mil de “mesada” para seis conselheir­os do tribunal.

“Esses pagamentos foram feitos através do meu filho (Jonas Lopes de Carvalho Neto)”, disse, em depoimento. O conselheir­o e seu filho fecharam acordo de delação premiada.

Em seu depoimento, o ex-presidente do tribunal disse que encontrou “diversas irregulari­dades” no setor de transporte­s. Relatou ainda que chegou a avisar previament­e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (MDB), atualmente preso em Curitiba, da auditoria que faria. O então governador tinha, segundo ele, “relacionam­ento forte” com os empresário­s de ônibus.

A defesa de Picciani “nega veementeme­nte o que foi divulgado”. O advogado de Cabral, Rodrigo Roca, disse ao Estado que não sabia de qual operação tratava a audiência de ontem e não se pronunciou sobre a acusação contra o ex-governador.

O TCE informou que Lopes “é conselheir­o aposentado e não possui mais qualquer vínculo com o cotidiano da instituiçã­o” e, por isso, não emitiria qualquer posicionam­ento. A defesa de Lavouras disse que as “acusações são mentirosas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil