O Estado de S. Paulo

City, Liverpool e Bayern ficam muito perto das quartas

Goleadas nos jogos de ida das oitavas de final do torneio deixam times ingleses e alemão em situação privilegia­da

-

Três equipes, Manchester City, Liverpool e Bayern de Munique, aproveitar­am os jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões para praticamen­te se garantirem na próxima fase. Venceram seus adversário­s por goleada e com isso somente um desastre poderá tirá-las das quartas de final. O Real Madrid também deu passo importante com os dois gols de vantagem que abriu sobre o Paris Saint Germain. Os outros confrontos estão abertos.

Os dois times ingleses e o alemão massacrara­m seus adversário­s no jogo de ida. Tanto City como Liverpool golearam fora de casa. O Bayern fez valer sua força na Allianz Arena.

O resultado mais surpreende­nte foi do Liverpool, que foi a Portugal visitar o Porto e aplicou impiedosos 5 a 0. A goleada era inesperada até pela tradição do adversário. Mas os cinco gols de diferença virtualmen­te tornam a partida de 6 de março no Anfield simples amistoso.

Essa também será a conotação do jogo que Manchester City e Basel farão no dia 7 na cidade inglesa. Os 4 a 0 que o time de Guardiola fez na Suíça na prática decidiram o confronto entre as equipes.

Esse raciocínio vale igualmente para o duelo que Bayern de Munique e Besiktas farão na Turquia. Os alemães impuseram um decisivo 5 a 0 jogando em casa e poderão se dar ao luxo até de sofrer goleada em 14 de março. O Bayern, porém, tem time bastante superior ao Besiktas e por isso é favorito a nova vitória.

Mas as equipes envolvidas nas outras partidas não têm, nenhuma delas, o direito de relaxar. O Real Madrid, por exemplo. Vai a Paris em 6 de março ostentando os dois gols de frente sobre o Paris Saint-Germain nos 3 a 1 de Madri. No entanto, enfrentará um, adversário forte, comandando por um Neymar em excelente fase, e não poderá vacilar.

Outro complicado­r para o Real é que um de seus principais jogadores, o lateral brasileiro Marcelo, está contundido e não deverá jogar no Parque dos Príncipes.

O embate entre Barcelona e Chelsea está mais aberto. A partida de ida, na última terça-feira em Stamford Bridge, terminou 1 a 1, resultado que favorece os catalães pelo gol feito fora de casa e porque a volta ocorrerá no Camp Nou. No entanto, o time inglês, apesar da irregulari­dade na temporada, não pode ser considerad­o carta fora do baralho, pois tem capacidade para obter bom resultado jogando na Catalunha no dia 14.

Clube inglês que está em situação confortáve­l, embora não tanto como City e Liverpool, é o Tottenham. Depois de arrancar um empate por 2 a 2 com a Juventus em Turim, em jogo que perdia por 2 a 0 e esteve prestes a sofrer o terceiro gol - Higuaín perdeu um pênalti –, receberá os italianos em Wembley em 7 de março podendo até empatar por 1 a 1. É vantagem consideráv­el para um a equipe que está crescendo de produção nesta reta final da temporada 2017/2018.

O Manchester United também tem boas chances de seguir para as quartas depois de segurar ontem o 0 a 0 com o Sevilla na Espanha graças ao goleiro De Gea, que fez grandes defesas e impediu que seu time sucumbisse. Assim, bastará uma vitória simples no dia 13 de março, diante de sua empolgada torcida para assegurar um lugar nas quartas.

A Roma entrará em desvantage­m diante do Shakhtar, depois da derrota por 2 a 1 na Ucrânia. Mas no dia 13 de março vai jogar no Estádio Olímpico da capital italiana, seus torcedores estão apostando em uma virada e por isso tem amplas chances de impedir o time de Donetsk de subir de fase na Liga.

 ?? PAUL HANNA/REUTERS-14/2/2018 ?? Briga. Real, de Casemiro, está à frente do time de Neymar
PAUL HANNA/REUTERS-14/2/2018 Briga. Real, de Casemiro, está à frente do time de Neymar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil