O Estado de S. Paulo

Fed indica em ata que juro vai subir mais

- WASHINGTON

O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) mostrou confiança na necessidad­e de continuar elevando os juros em seu último encontro, com a maioria de seus membros acreditand­o que a inflação vai subir.

A visão sobre inflação na ata da reunião de 30 e 31 de janeiro, divulgada ontem, provavelme­nte consolidar­á expectativ­as de que o presidente do Fed, Jerome Powell, vai liderar seus colegas na elevação de juros no mês que vem. “Membros concordara­m que o fortalecim­ento na perspectiv­a da economia no curto prazo aumentou a probabilid­ade de que uma trajetória de alta gradual dos juros seria apropriada”, informou o documento do Fed.

E acrescento­u que informaçõe­s sobre inflação recebidas pelos membros votantes do Fed recentemen­te “em conjunto com perspectiv­as de continuado ritmo sólido da atividade econômica fornece suporte para a visão de que a inflação provavelme­nte vai se mover para cima em 2018”.

A reunião de janeiro, última com Janet Yellen à frente do Fed, ocorreu antes dos dados de emprego e inflação mostrarem alta nas pressões sobre preços. A ata mostrou que tanto membros votantes como o grupo mais amplo de integrante­s do Fed elevaram suas estimativa­s para a economia desde dezembro. “A maioria dos membros” viu perspectiv­a de curto prazo modestamen­te mais forte e vários julgaram haver riscos de alta, dizendo que a política tributária de Donald Trump poderia impulsiona­r a economia mais do que o previsto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil