O Estado de S. Paulo

O Estado como rolo compressor

- JOÃO WADY CURY E-MAIL: JOAO.CURY@ESTADAO.COM BLOG:CULTURA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/ARCENICO

Oescritor, ativista de oposição ao governo vigente, recebe em sua casa a visita de um homem. Acredita – e está praticamen­te conformado – que será preso, mas a situação é bem pior. Tratase de um carrasco e sua intenção é fatal. Diálogo Noturno para Um Homem Vil traz novamente à cena a imagem de um Estado opressor, que cala seus opositores com violência e morte. A peça, escrita pelo dramaturgo austríaco Friedrich Dürrenmatt, estreia dia 16 de março no Sesc Ipiranga, com Ailton Graça e Celso Frateschi no elenco. “É uma situação de tensão permanente”, diz o diretor Roberto Lage. “E a peça é perfeita para este momento que vivemos.”

BOMBAS E REVOLUÇÃO Não para todos, claro, mas uma boa causa justifica uma vida explosiva – ainda que se pague por isso. Foi assim com o ativista irlandês Roger Casement, revolucion­ário pela independên­cia de seu país e que passou pela Amazônia. Teve atuação fundamenta­l por conta de suas denúncias sobre os abusos a que eram submetidos índios e negros, trabalhado­res na extração de borracha. A história de Casement vai ao palco de quarta a sexta da semana que vem no teatro do O’Donoghue Centre of Drama, da Nacional University of Ireland Galway, em Galway, na Irlanda. Quem leva a montagem é a companhia Ludens e a peça é As Duas Mortes de Roger Casement. A mesma montagem já passou por São Paulo e agora segue para a Irlanda conhecer o seu herói. Claro, para alguns, herói, mas como tudo na história há versões. E o império britânico preferiu considerá-lo traidor sob a acusação de homossexua­lismo e executá-lo há 102 anos. No elenco estão Bruno Perillo, na pele de Casement, e Anna Toledo, no da ativista irlandesa Alice Milligan. É uma peça com números musicais e tem direção de Domingos Nunez.

CERCO E AFLIÇÃO Na salinha proposital­mente asfixiante e intimista do Sesc Ipiranga, chamada Teatro Mínimo por conta de suas dimensões, estreia nova peça dia 9 de março. Chama-se Nomen e leva ao palco o texto de Bruno Feldman, com direção de Alex Araújo, com a história de uma filha e de um pai, vividos por Carolina Erschfeld e Dawton Abranchesé (foto à esquerda) vivendo um momento de dilúvio e perseguiçã­o. Sim, parece algo sem saída, a situação é complexa, mas somente o teatro salva.

É HOJE, PODE CORRER Lauro Cesar Muniz é um dos grandes dramaturgo­s brasileiro­s ainda em atividade. São dele peças como O Santo Milagroso e A Morte do Imortal.E também como roteirista de televisão, autor de novelas de sucesso como O Casarão, Transas e Caretas e O Salvador da Pátria. Tudo isso para dizer que é imperdível assistir, hoje, às 19h, o papo sobre escrita e dramaturgi­a na escola de teatro Célia Helena. Sim, corra!

 ?? JOÃO CALDAS ?? Tensão. Vítima e carrasco
JOÃO CALDAS Tensão. Vítima e carrasco
 ?? RODRIGO BARONI ??
RODRIGO BARONI
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil