O Estado de S. Paulo

Oito garrafas e uma panela de mexilhões e fritas

FAÇA EM CASA Veja a receita das moules et frites do Ici Bistrô no site do Paladar

- ISABELLE MOREIRA LIMA

Sorte do mundo que um dia um belga resolveu preparar uma panela de mexilhões e servi-los com batatas fritas à perfeição. Conhecido hoje no mundo inteiro como moules et frites (mexilhões e batatas fritas) este prato, que é um exercício de hedonismo para os aficionado­s da cozinha do mar, é par fácil para cervejas e vinhos.

Para alguns especialis­tas, o que deve definir quem casa melhor é a própria receita: se os mexilhões forem cozidos no vinho, vá de vinho; se levar cerveja, vá de cerveja – e prefira as de estilo belga, para fazer uma harmonizaç­ão cultural. (Mas neste painel você vai ver que descumprim­os a regra e fomos muito felizes.)

Além da bebida usada no cozimento, outros ingredient­es devem ser levados em consideraç­ão: para as clássicas moules marinières, que levam creme de leite, opte por brancos secos como Muscadet ou Rieslings; se entrar curry ou açafrão na jogada, prefira os brancos amadeirado­s; se o prato for preparado no estilo tailandês, com leite de coco, limão e coentro, o casamento com witbier ou com brancos como Grüner Veltliner, Pinot Gris ou um Sauvignon Blanc mais herbáceo é o desejado. Moules et frites com cobertura de farofa de pão e alho pedem Pinot Grigio ou outros brancos italianos; o prato preparado com linguiça, à moda do sul da França, casa bem com tintos, seja um Languedoc de preço bom, um francês do sul mais potente ou um rosé espanhol. Para um preparo mais suave tente ainda cepas como Albariño, Chardonnay, Sémillon e Viognier.

Foi o caso deste painel. Elegemos as moules et frites do Ici Bistrô, caprichada­s na cebola, no salsão e no tomilho, levam boa dose de manteiga e são cozidas no vinho branco. O resultado é amanteigad­o e suave, sem os arroubos do curry ou do creme de leite. Participar­am os sommeliers Alexandra Corvo e Rene Aduan Jr., além desta que vos escreve, e reunimos vinhos (um fortificad­o, dois brancos e um tinto surpreende­nte) e cervejas – a maioria belga e uma brasileira bem ácida, estranha no ninho, que divertiu.

O resultado foi positivo acima do esperado, cada par com seu prazer. E os comentário­s dos degustador­es você lê aqui nesta página.

 ?? BRUNO GERALDI ?? Do mar.As moules do Ici, cobertas de cebola e salsão
BRUNO GERALDI Do mar.As moules do Ici, cobertas de cebola e salsão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil